Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Localizada a 290 quilômetros da capital paulista, a cidade de Barra Bonita se destaca por ter um cenário verde belíssimo, atrativos históricos e passeios de barcos para até 600 pessoas | Divulgação/Alesp
O interior de São Paulo possui diversas peculiaridades e diferenciais para atrair turistas. Cidades com cachoeiras, contato com a natureza e histórias ricas em cultura aquecem o turismo na região.
Continua depois da publicidade
Localizada a 290 quilômetros da capital paulista, a cidade de Barra Bonita se destaca por ter um cenário verde belíssimo, atrativos históricos, gastronomia de qualidade e o ponto principal: passeios de barcos para até 600 pessoas. Saiba mais abaixo.
Estância turística às margens do rio Tietê, a cidade de Barra Bonita conta com um cenário de tirar o fôlego para registrar momentos sozinho ou acompanhado.
Oferece também atrações históricas que ajudam a compreender a importância da cidade, comércios marcantes que aquecem a economia local, boa hospedagem e uma gastronomia de dar água na boca.
Continua depois da publicidade
O ponto que mais chama a atenção na cidade está associado aos incríveis passeios em barcos turísticos para até 600 pessoas.
Nesta atração, os turistas podem se aproveitar das mais modernas e confortáveis embarcações enquanto viajam pelo rio Tietê em área límpida e com várias espécies de peixes.
Um destino inteligente também localizado no interior de São Paulo, a cidade de Icém é outra opção para um bom passeio de barco.
Continua depois da publicidade
É neste ponto que o turista irá fazer a eclusagem (processo no qual a embarcação é levada da parte mais baixa da via hidrográfica para a mais alta). A "manobra" é propriciada por uma grande obra de engenharia hidráulica que fica junto da Usina Hidroelétrica de Barra Bonita.
Esta usina foi inaugurada em novembro de 1973 para viabilizar a Hidrovia Tietê-Paraná, sendo a primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente e é a atração mais divulgada e conhecida da cidade, atraindo em média 15 mil turistas ao mês.
Para transpor o desvio das barragens, as embarcações fazem a eclusagem que, em média, dura 12 minutos para subir e 12 minutos para descer.
Continua depois da publicidade
A estância é cercada pelos municípios de Jaú (ao norte), Igaraçu do Tietê e São Manoel (ao sul), Mineiros do Tietê (ao leste) e Macatuba (ao oeste).
Segundo o Censo 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada é de pouco mais de 36 mil pessoas. O local, inclusive, possui um apelido que chama a atenção: o de 'Cidade Simpatia'.
O apelido surgiu em 19 de março de 1970, no 87º aniversário da cidade, quando foi lançado o Hino de Barra Bonita - Cidade Simpatia, com letra e música do professor Theotônio Pavão, também poeta e músico inspirado, que aqui residiu nas décadas de 1930/1940.
Continua depois da publicidade
Este destino é estância turística desde setembro de 1979, e possui inúmeras atrações aos visitantes. Um dos destaques fica para o Memorial do Tietê, que é mantido com o Apoio do Departamento Hidroviário, da Marinha do Brasil, e da Prefeitura local.
O espaço conta com um rico acervo composto por painéis, maquetes, equipamentos náuticos, livros, videoteca e fotos para pesquisas, recebendo cerca de 30 mil estudantes por ano.
O turismo religioso também está presente nesta cidade, assim como é em boa parte da região do interior de São Paulo. O destaque fica com a Igreja Matriz São José, bem no centro da praça principal e que lhe dá nome.
Continua depois da publicidade
A construção local tem linhas góticas que são valorizadas por ricos altares e vitrais doados pelas famílias de Barra Bonita.
Foi construída próxima à primeira Capela, que só foi demolida após a sua inauguração.
A pedra fundamental foi lançada no dia 19 de março de 1922 na festa do Padroeiro São José e a primeira missa aconteceu no dia 19 de março de 1926, dia de sua inauguração.
Continua depois da publicidade
Outra atração do município, considerada o cartão de visitas e grande patrimônio da cidade, a Ponte Campos Salles (ou Ponte dos Arcos), liga Barra Bonita a Igaraçu do Tietê.
A estrutura é inteiramente metálica e foi importada da Alemanha durante o governo do então Presidente da República Campos Salles e inaugurada em 1915.
Em 1978 foi inaugurado um sistema mais moderno de iluminação da ponte, o que valorizou o aspecto paisagístico noturno da cidade.
Continua depois da publicidade
Um local muito querido pelos barra-bonitenses é o Parque Turístico Municipal Dr. Waldemar Lopes Ferraz, conhecido também como "Praça do Teleférico" que foi inaugurado em novembro de 1982.
A atração foi construída no prolongamento da Minicidade da Criança. Possui uma pista de kart de 750 metros de extensão, um lago artificial com passeios de pedalinho e por cima passa o teleférico, com seus 12 metros de altura e 700 metros de percurso ida e volta. Ou seja: é um espaço para o lazer de todas as idades.
O Pavilhão de Exposições, onde ocorrem os principais eventos do município, também é um ponto importante. Assim como a Praça de Artesanato, um dos locais mais visitados pelos turistas no quesito comércio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade