Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estudo avaliou a qualidade de vida e 15 indicadores | Prefeitura de Jundiaí
A combinação da tranquilidade do interior com a proximidade dos grandes centros urbanos e qualidade dos serviços públicos, criou uma verdadeira joia na região: uma das melhores cidades para se viver no Brasil.
Continua depois da publicidade
O município se consolida com este título em diversos rankings de qualidade. Entre eles, um cuja avaliação teve participação da ONU (Organização das Nações Unidas).
Trata-se de Jundiaí, cidade interiorana que se tornou joia no Estado e queridinha dos que procuram vida tranquila e modernidade.
O ranking mais recente em que a cidade figura entre as melhores é o do estudo "Desafios da Gestão Municipal de 2024 (IDGM)", realizado pela consultoria Macroplan.
Continua depois da publicidade
Na análise o município subiu ao pódio entre as 100 maiores cidades brasileiras, ficando atrás apenas de Maringá (PR) e Franca (SP).
A análise realizada pelo IDGM considera 15 indicadores divididos em quatro áreas principais: educação, saúde, saneamento e sustentabilidade e segurança.
A metrópole também está em primeiro lugar entre as melhores cidades para se viver no ranking elaborado pelo portal Imovelweb. Este considera principalmente o Índice de Desenvolvimento Humano das cidades.
Continua depois da publicidade
Já no Ranking Connected Smart Cities de 2024, Jundiaí aparece em 7o lugar, entre as melhores do Estado. Nesta seleçao, a principal critério de análise também é o IDH.
Nas avaliações mais recentes, Jundiaí se destacou principalmente em saneamento e sustentabilidade. O critério considera a proporção da população atendida com água potável, esgoto, tratamento de esgoto, a cobertura da coleta de resíduos domiciliares e o índice de perda na distribuição de água.
O município também registrou boas pontuações nos demais indicadores, como a educação.
Continua depois da publicidade
Sua qualidade de vida aliada a grandes oportunidades de emprego e proximidade com São Paulo impulsionam a economia.
O turismo de Jundiaí também mostra sua força, com diferentes equipamentos de lazer e atrações para visitantes, como o parque com praia e cachoeira.
Todos esses fatores ajudam a explicar a evolução do município que o colocou na terceira colocação do estudo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade