Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ilha Solteira, pertencente à ensolarada Região Turística Tietê Vivo, no noroeste paulista, na fronteira com Mato Grosso do Sul | Reprodução/TV TEM
Repleta de cultura e belezas naturais, uma cidade no interior de São Paulo encanta os turistas que a visitam. Trata-se de Ilha Solteira, pertencente à ensolarada Região Turística Tietê Vivo, no noroeste paulista, na fronteira com Mato Grosso do Sul.
Continua depois da publicidade
A estância turística está localizada a 661 quilômetros da capital paulista. Local conta com praias artificiais, três grandes rios, usina hidrelétrica e outros atrativos. Saiba mais abaixo.
A cidade de Ilha Solteira conta com uma população de 26,8 mil habitantes (pela contagem do IBGE de 2020), pertence à ensolarada Região Turística Tietê Vivo.
O município possui belezas naturais e artificiais que a diferenciam das outras cidades da região dos Grandes Lagos, no noroeste paulista, na fronteira com Mato Grosso do Sul.
Continua depois da publicidade
Como forma de ajudar o turista a se localizar, há um arquipélago fluvial chamado de Cinco Ilhas.
A ilha que deu origem ao município, por estar mais afastada, foi denominada Ilha Solteira, localizada próxima à usina hidrelétrica de mesmo nome, repleta de espécies nativas da fauna e da flora da região e com a extensão de dois quilômetros de comprimento por 300 metros de largura.
Com belezas naturais e artificiais, a cidade apresenta muitos destaques interessantes aos olhos dos visitantes.
Continua depois da publicidade
O local conta com praias artificiais como grandes atrativos. Um exemplo é a Praia Catarina, localizada às margens do Rio Paraná, com infraestrutura toda voltada ao lazer e mergulho.
Outra praia de destaque é a Praia Marina, local para a prática de windsurfe e jet-ski, na margem esquerda do rio São José dos Dourados.
Devido à localização geográfica da estância turística, rodeada por rios e lagos, a cidade apresenta ótimas condições para a prática de pesca esportiva, em que o número de pessoas interessadas só aumenta.
Continua depois da publicidade
A abundância de peixes no local atrai a vinda de pescadores de todo o País. Além das belezas locais, o turista tem a chance de saborear um prato na rede gastronômica da cidade e conviver com o povo hospitaleiro.
Veja também cinco opções de pesqueiros para conhecer em São Paulo.
Além de praias e pesca, o visitante irá encontrar uma cidade pulsante em cultura, tradições, eventos e festas. Há atrações para todas as idades.
Continua depois da publicidade
Tanto é que em abril de 2000, a cidade foi elevada à categoria de estância turística e em junho de 2001, por um decreto-lei estadual, também foi denominada “Ilha Capital da Cultura”.
Além de um zoológico tradicional, os adultos também podem levar as crianças ao Centro de Conservação da Fauna Silvestre, em que animais ameaçados de extinção ainda resistem, como a onça-pintada e o jacaré-de-papo-amarelo.
Mesmo as visitações à Usina Hidrelétrica (atualmente a maior do estado de São Paulo e a sexta maior do Brasil, com capacidade para abastecer 15 milhões de pessoas) oferecem tours guiados e levam os visitantes à casa de controle e às turbinas da barragem.
Continua depois da publicidade
O interior de São Paulo também conta com uma atração especial, eleita como a melhor opção de turismo pelo TripAdvisor em 2013.
Quase todos os meses tem uma festa diferente. Além do tradicional Réveillon com virada na praia fluvial e show pirotécnico e o Carnaval na praça, acontece no meio do ano o Moto Fest, há mais de uma década.
Em outubro, aniversário da cidade, a Fapic (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial) é a festa mais aguardada por moradores. Além disso, há:
Continua depois da publicidade
Para ir até Ilha Solteira, saindo de São Paulo, é preciso acessar SP-348 Rodovia dos Bandeirantes) e a SP-310 (Rodovia Washington Luís e em suas várias denominações).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade