Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estudo também revelou que sons de trânsito aumentam estresse | Allen Y/Pexels
Um estudo publicado pela revista Nature comprovou que ouvir cantos de aves pode diminuir os níveis de depressão e ansiedade.
Continua depois da publicidade
A pesquisa feita por dois institutos da Alemanha analisou um grupo de 295 pessoas com quadro de depressão, ansiedade ou paranoia.
Com os resultados, os cientistas abriram caminho para tratamentos inovadores para doenças psicoemocionais.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores submeteram os participantes a um ambiente controlado para ouvir dois tipos de som. Foram reproduzidos sons de canto de pássaros e de tráfego urbano.
Continua depois da publicidade
Cada tipo de ruído também foi emitido em duas condições. Os sons de aves foram reproduzidos em alta e em baixa diversidade. Outros dois níveis de diversidade também foram emitidos para os barulhos urbanos.
Além dessas condições, as pessoas analisadas também tiveram de responder a um questionário sobre seu nível de percepção de depressão, ansiedade e paranoia.
Após seis minutos de exposição aos sons, os participantes tiveram de responder ao questionário mais uma vez. Nesta nova rodada, as respostas surpreenderam.
Continua depois da publicidade
Os participantes submetidos a alta diversidade de cantos de aves demonstraram redução em sua percepção de depressão.
A ansiedade e a paranoia diminuíram significativamente em ambas as condições de canto de pássaros. Tanto em altos quanto em baixos níveis de diversidade.
Enquanto os cantos das aves se mostraram benéficos à saúde mental, os sons de trânsito demonstraram efeito contrário.
Continua depois da publicidade
O barulho simulado dos veículos nas cidades aumentou significativamente os níveis de depressão, responderam os participantes.
Além disso, o estudo revelou que o aumento dos sinais de depressão é diretamente proporcional aos níveis de diversidade dos sons urbanos.
Ou seja, quanto maior o número de diferentes sons de tráfego urbano, maior o nível de depressão reportado pelas pessoas respondentes.
Continua depois da publicidade
O estudo do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e do Centro Médico Universitário Hamburg-Eppendorf foi publicado em 2022. A expectativa é que ele se desdobre em inovações nos cuidados com pessoas neurodivergentes.
A descoberta de que ouvir cantos de pássaros, independentemente do nível de diversidade, melhora a percepção dos efeitos de doenças psicoemocionais empolgou os autores.
De acordo com a publicação, os sons desses animais poderão ser utilizado em locais com altos níveis de estresse para acalmar o clima. Alguns exemplos citados são enfermarias psiquiátricas e clínicas para tratamento de depressão.
Continua depois da publicidade
Os resultados contribuem ainda para o tratamento de pessoas que sofrem com paranoia. Isso porque os participantes com essa condição responderam sentir alívio em todos os níveis de diversidade de sons de aves.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade