Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cachorro triste pode estar com depressão, dizem estudos | Freepik
Se você tem um cachorro, provavelmente já deve ter notado que em alguns dias ele não se sente tão entusiasmado. Isso acontece porque, assim como os humanos, os cães também têm sentimentos. Assim, um cachorro triste pode estar acometido com depressão. Mas como identificar esse quadro?
Continua depois da publicidade
Para responder a esta pergunta, a Gazeta recorreu a pesquisas desenvolvidas por universidades e centros de pesquisa de dois países.
De acordo com as publicações, os animais são seres sencientes. Entenda melhor o que isso significa e como a saúde do seu doguinho pode ser afetada.
Em 2010, um estudo da Universidade de Bologna, na Itália, sugere que os cães podem, sim, desenvolver depressão.
Continua depois da publicidade
No experimento, os pesquisadores analisaram a microbiota de pastores alemães. Nelas eles encontraram os mesmos padrões associados à depressão daqueles observados na de humanos com esse diagnóstico.
Outra descoberta feita com os dados da análise é que os cães podem ter desenvolvido sintomas de depressão por conta da domesticação. O convívio com seres humanos, pode ter corroborado para o quadro.
Outro estudo, dessa fez realizado por duas universidades britânicas e pelo Centre for Pet Nutrition revelou outra informação interessante sobre a saúde mental dos pets.
Continua depois da publicidade
De acordo com a publicação, cães que vivem em abrigos e que passam mais tempo inativos (acordados, mas imóveis) podem apresentar evidências de anedonia.
O quadro de anedonia é diretamente relacionado à depressão e diz respeito à perda de prazer em atividades em que esse sentimento positivo era presente antes.
Embora a hipótese ainda precise de estudos mais aprofundados para uma conclusão exata, os indicativos dão uma boa percepção sobre a existência de depressão em cães.
Continua depois da publicidade
A dra. Erika Turim afirma que “os cães apresentam sintomas semelhantes ao da depressão humana”. Em entrevista ao blog da empresa de suprimentos para animais domésticos, Petz, ela explica que os cachorros são seres sencientes. Ou seja, eles têm sentimentos.
Ainda segundo a especialista da Petz, os cães que apresentam sinais de tristeza ou depressão, geralmente, são aqueles com muita dependência emocional em relação ao tutor.
Os seguintes fatores podem provocar quadro de tristeza nos amigos de quadro patas:
Continua depois da publicidade
Essas interferências impactam diretamente na alimentação, no sono e na rotina dos peludos. Por essa razão, podem impactar no humor dos bixos, diz a veterinária.
Antes de definir que um cão está com depressão, os veterinários precisam fazer vários exames laboratoriais. Isso porque os sintomas podem se assemelhar aos de outras doenças físicas.
O diagnóstico final, após várias avaliações, requer um tratamento que inclui melhorias no ambiente de convivência do animal e do tutor.
Continua depois da publicidade
Para prevenir a doença, os especialistas recomendam manter o animal ocupado. Segundo eles, o tédio está diretamente ligado à ansiedade e tristeza nos pets.
Por essa razão, oferecer brinquedos, atividades físicas e passeios são boas recomendações para manter a depressão afastada dos cachorros.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade