Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Delta do Parnaíba fica na fronteira do Maranhão com o Piauí | Reprodução/Youtube/@rolefamilia
A divisa entre os estados do Maranhão e do Piauí abriga o único delta a céu aberto das Américas, o Delta do Parnaíba. O encontro do rio com o mar é o terceiro maior do mundo e cria paisagens de tirar o fôlego no litoral nordestino.
Continua depois da publicidade
A região é uma Área de Proteção Ambiental (APA) desde 1996. Formado por mais de 70 ilhas, o arquipélago tem cenários variados entre mangues, dunas, espelhos d'água e um contato surpreendente com a fauna e a flora.
“A sensação do Delta é indescritível. Saber que tem esse paraíso aqui no Brasil é um sonho”, afirma Nicole Lopes, natural do Piauí, em entrevista à Gazeta.
A cidade de Parnaíba (PI) é a porta de entrada para o Delta. Seu aeroporto é o mais próximo de Ilha Grande, onde o passeio efetivamente começa no porto dos Tatus.
Continua depois da publicidade
O Delta pode ser explorado de diversas maneiras, dependendo do orçamento. O passeio mais em conta é o Delta Tradicional, que inclui frutas e refeição em um barco coletivo. Também é possível fazer o percurso de lancha, passeio mais exclusivo.
Com a lancha, também é feita a observação da Revoada dos Guarás. A dança dos pássaros pode ser contemplada de perto, um fenômeno espetacular.
“O passeio feito em lancha voadeira para conhecer o Delta do Parnaíba é imperdível. A imensidão do rio-mar com sua flora e fauna é indescritível”, afirma Luci Tie no site de turismo Tripadvisor.
Continua depois da publicidade
A área de proteção também é conhecida pela passagem de peixes-boi. Mais de dez indivíduos já foram vistos na região. Outros animais, como cavalos-marinhos e tartarugas, também gostam das encostas do Piauí.
A região faz parte da chamada Rota das Emoções, junto com Jericoacoara, no Ceará, e os Lençóis Maranhenses, este último reconhecido como o segundo parque mais bonito do mundo.
Nicole, que morou na região pela maior parte da vida, afirma que a atividade turística aumentou significativamente nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
“Quando eu estava lá [até 2021], o turismo já tinha começado a crescer bastante. Estrangeiros já haviam comprado muitas pousadas na região da Barra Grande”, relata Nicole. “As passagens até o aeroporto de Parnaíba estão absurdas, estilo Fernando de Noronha”.
Segundo o Governo do Piauí, o Museu do Mar do Delta do Parnaíba recebeu um público histórico de 89 mil visitantes em 2024. O número é bem maior se comparado com anos anteriores, evidenciando o crescimento do turismo.
A região do Delta possui uma cultura singular e sua preservação é um ponto de destaque. É possível conhecer comunidades tradicionais de pescadores, artesãos, catadores de caranguejo e coletores de ostras e mariscos.
Continua depois da publicidade
Essas pessoas vivem tradicionalmente de forma integrada com a natureza. A Ilha das Canárias, no município de Araioses, por exemplo, abriga um povoado de pescadores com mais de 2.500 habitantes.
Comidas e bebidas típicas também são preservadas. A Cajuína, bebida extraída do caju, é tradicional do Piauí e patrimônio nacional. Sua origem vem dos povos indígenas, simbolizando uma cultura que resiste à passagem do tempo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade