Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Os bares de vinhos estão cada vez mais presentes na cidade de São Paulo | Freepik
Um lugar com ambiente descontraído, com boa comida, que harmoniza com vinhos, servidos em taças ou garrafas. Este é o conceito dos bares de vinho, ou wine bars, tendência da gastronomia que há algum tempo já é possível conferir na cidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Os bares de vinhos estão cada vez mais presentes na cidade e refletem o interesse crescente do brasileiro por vinhos. Antes de tudo, vale a pena entendermos o que explica essa popularização.
Continua depois da publicidade
De acordo com um levantamento realizado pela Wine Intelligence, o País já é o 14º mercado de vinhos no mundo.
Continua depois da publicidade
Por aqui o consumo da bebida cresceu 11,6% entre 2022 e 2023, conforme pesquisa da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Em resumo, a alta representa o segundo maior crescimento de mercado no mundo.
Continua depois da publicidade
Os números impactam positivamente na demanda interna, fazendo crescer, por exemplo, a busca por viagens para conhecer vinícolas. Além disso, a procura por bares de vinho, para brindar com os amigos, ou a família, segue essa tendência.
A seguir, confira 10 bares de vinho para conhecer na capital paulista.
Continua depois da publicidade
Um ambiente despojado, estilo taberna, que se mostra o lugar perfeito para se reunir com amigos para degustar uma boa taça de vinho.
Aliás, a decoração inclui objetos garimpados pela proprietária, a restauratrice Daniela Ferigato.
Continua depois da publicidade
A carta de vinho, dividida em branco, rosé, champanhes, espumantes e cava, apresenta cerca de 80 rótulos.
Apesar de enxuto, o cardápio tem comidas ótimas para compartilhar. A carta é idealizada pela chef Marciele Médice.
O destaque fica por conta da panceta com agrião, que vem acompanhada de batatas e goiabada cascão defumada e picante.
Continua depois da publicidade
O Vinho no Boteco fica na Rua dos Pinheiros, 576, Pinheiros.
Localizada na rua Diogo Jácome, 372, na Vila Nova Conceição, a Cellar Cave é uma extensão da importadora Cellar Vinhos, cujo espaço iluminado é dividido em restaurante, loja e espaços para eventos.
Inaugurada em novembro de 2023, a Cellar Cave trabalha com vinhos nacionais e importados, brancos, tintos e rosés. O cardápio, aliás conta com mais de 100 opções da bebida, em sua maioria franceses.
Continua depois da publicidade
Para acompanhar, de segunda a sexta-feira, é servido o “Menu da Semana”, que sempre inclui entrada, prato principal e sobremesa.
De acordo com a casa, os vinhos são servidos em taças ou garrafas, havendo ainda a opção de “Vinho do Dia”, em taça.
Pertencente à Ville Du Vin - referência no mercado de vinhos há 18 anos -, a Ville Du Vin Bistrot foi inaugurada em 2023 e funciona em um espaço acoplado à loja, com rótulos a preço de gôndola.
Continua depois da publicidade
O cardápio da casa é grande. Então se prepare para escolher entre mais de 400 rótulos diferentes. As bebidas são sempre servidas em taças ou garrafas.
Marcas famosas estão na lista, como Don Melchor, AlmaViva, Seña, Tignanello, Vila Antinori, Vik, Veuve Clicquot, Moet Chandon e Taittinger, por exemplo.
A casa fica na rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 490, Itaim Bibi.
Continua depois da publicidade
Sob o comando do chef Flávio Miyamura, que esteve à frente do extinto e premiado restaurante Miya, reconhecido com uma estrela Michelin, o Miya Wine Bar abriu as portas há dois anos, em agosto de 2022.
Na carta de vinhos, estão disponíveis mais de 100 rótulos, incluindo vinhos nacionais, importados, orgânicos e biodinâmicos.
Separados em tintos, brancos, rosés, espumantes e vinhos de sobremesa, os rótulos provêm de diversos países, como Argentina, Chile, Estados Unidos, Espanha, Itália, Portugal, França e Uruguai.
Porém, o local não conta apenas com vinhos no cardápio. Para comer, o restaurante apresenta uma variedade de pratos, com destaque para o Filé Mignon Grelhado, acompanhado de mil-folhas de batata e caldo de carne, por exemplo.
Aliás, a Rabanada do Chefe, servida com calda, sorvete de baunilha e geleia de frutas vermelhas, é outra estrela do chef.
O Miya Wine Bar conta não apenas com uma unidade na capital paulista, mas com duas.
A mais antiga fica na rua Padre Carvalho, 55, em Pinheiros. Enquanto isso, a outra está localizada na rua República do Iraque, 1038, Campo Belo.
Com oito casas na capital paulista, uma delas na rua Fradique Coutinho, 47, em Pinheiros, o Vino! possui aproximadamente 300 rótulos, entre nacionais e importados, provenientes de 16 países.
Os vinhos são servidos sempre à opção do cliente, tanto em garrafas, como em taças, e podem ser harmonizados com diversos pratos.
Em resumo, os mais pedidos são o Spaghetti Carbonara, a Batuta (steak tartare italiano) e os arancinis, bolinhos de risoto com recheios tradicionais.
Neste aqui o destaque é brasilidade. Isso porque este bar, localizado no número 32 da rua Professor Sebastião Soares de Faria, no bairro da Bela Vista, a Enoteca Nacional trabalha apenas com rótulos nacionais.
Entre as opções de harmonização estão pizzas de fermentação, pastéis de forno, bolinho de arroz, de feijoada e de mandioca, por exemplo.
No terceiro andar da Galeria Metrópole, na avenida São Luís, 187, encontra-se o Prosa e Vinho, que, de acordo com os fundadores, é um “lugar acessível, democrático e inspirado em pessoas.”
Este de destaca por atender a diversos bolsos. Isso porque a casa, misto de bar e loja, é conhecida por possuir vinhos com bom custo-benefício.
Aliás, por lá, eles são apreciados com deliciosas empanadas de acompanhamento.
Comandado pelo sommelier Fabiano Aurélio, o Los Perros – Vinho no Boteco conta com uma extensa carta de vinhos, que inclui brancos, rosados e tintos. Além disso, conta também com frisantes e drinques.
Por lá, a bebida harmoniza com tapas e petiscos, como a polenta com ragu de linguiça, as croquetes de jamon e a burrata com pesto, por exemplo. Essa última vem acompanhada com torrada, rúcula e tomate.
O Los Perros – Vinho no Boteco fica na rua Bela Cintra, 806, Consolação.
No Bardega, os vinhos ficam dispostos em máquinas. Ao chegar, o cliente recebe uma comanda individual, e com ela pode-se escolher o vinho e a quantidade desejada: 30 ml, 60 ml, ou 120 ml.
A casa, premiada diversas vezes por publicações nacionais, tem disponíveis 96 rótulos do mundo todo. Os vinhos harmonizam com um cardápio caprichado, que inclui arroz de pato, risoto de abóbora trufado e gnocchi de banana-da-terra, entre os pratos principais.
O Bardega está localizado na rua Doutor Alceu de Campos Rodrigues, 218, Itaim Bibi.
Localizado em um dos lugares mais icônicos de São Paulo, o Edifício Copan, na avenida Ipiranga, 200, o Paloma abriu as portas em 2021 e serve seus vinhos em copos de vidro, em vez de taças.
Além dos vinhos, que somam cerca de 50 rótulos, a casa ainda tem no menu alguns coquetéis, pratos para compartilhar e almoço executivo de segunda a sexta-feira.
Por fim, aqueles me se interessaram em conhecer essa nova opção de diversão, podem conferir outras opções no site https://baressp.com.br/.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade