A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Amputação: Veja os cuidados sobre o procedimento

Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) alerta para os perigos e cuidados para doenças que podem levar a amputações, como o diabetes

Ana Clara Durazzo

30/04/2024 às 14:30  atualizado em 18/07/2024 às 17:27

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Diabétes pode levar a amputação

Diabétes pode levar a amputação | Frimufilms/Freepik

Você já conheceu alguém que precisou de amputação? O procedimento tem como objetivo melhorar a qualidade de vida. Pensando nisso, o Presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), Armando Lobato, destacou a importância de incentivar a população a priorizar sua saúde diária, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce. 

Continua depois da publicidade

Além disso, ele abordou como a diabetes pode levar à amputação. Confira abaixo:

Quantas pessoas fazem amputações por ano?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, o número médio diário de amputações no Brasil tem registrado um aumento significativo nos últimos anos, e essa tendência pode ter aumentado pela falta de educação e conscientização da população sobre o tema.

Em 2020, essa média foi de 75,64 amoutações diárias, aumentando para 79,19 em 2021. Dados do Ministério da Saúde revelam que, durante esse período de dois anos, um total de 56.513 brasileiros passaram por procedimentos de amputação nos membros inferiores.

Continua depois da publicidade

Com base nos últimos dados disponíveis, é perceptível um crescimento na média diária, ultrapassando 30 mil amputações de membros, o que implica que, a cada dia, 85 brasileiros foram submetidos à amputação de pés ou pernas.

O que leva uma pessoa a precisar de amputação?

Para Armando Lobato, as principais causas dessas amputações podem variar, incluindo diversos motivos, tais como:

  • Acidentes, principalmente os motociclísticos;
  • Traumas graves de diversas causas;
  • Câncer ósseo ou de tecidos moles;
  • Infecções severas;
  • Doenças vasculares (como a aterosclerose) e 
  • Síndrome do pé diabético.

Por ser uma cirurgia que pode ser ocasionada por diversos fatores, é crucial destacar os cuidados necessários para evitar as doenças vasculares, visto que, a cada 85 minutos, em média, um brasileiro enfrenta a ameaça da amputação de um pé ou perna devido às complicações de doenças crônicas. 

Continua depois da publicidade

A diabetes pode levar à necessidade de amputação?

No momento, o Brasil está classificado como o sexto país com a maior incidência de diabetes, e as previsões sugerem que esse número poderá atingir 643 milhões de casos até 2030.

O Presidente da SBACV destaca que se a diabetes for negligenciada, ela pode levar à amputação, além de falar de cuidados que podem ser tomados.

"Muitas pessoas com diabetes podem não estar cientes de sua condição, especialmente se não apresentarem sintomas perceptíveis. Durante esse período, os níveis elevados de açúcar no sangue podem causar danos aos nervos (neuropatia diabética) e aos vasos sanguíneos (doença vascular periférica), especialmente nos pés e pernas, podendo levar a complicações graves, como neuropatia periférica, doença vascular periférica, úlceras nos pés e amputação."

Continua depois da publicidade

Como posso cuidar de mim após uma amputação?

O médico finaliza dando dicas que existem certos cuidados que, se tomados, podem fazer com que a pessoa que tenha sofrido de uma amputação, tenha uma promoção da saúde.  Veja o que pode ser feito:

  • Cuidar do diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.
  • Não fumar;
  • Ter hábitos alimentares saudáveis e
  • Exercitar-se regularmente.

O presidente ainda enfatiza a necessidade de buscar atendimento médico especializado prontamente para qualquer ferimento que não cicatrize corretamente.

*Texto sob supervisão de Suzana Rodrigues.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados