Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A Fazenda Engenho D'Água abriga o Museu Afro de Ilhabela | Paulo Stefani/SecTur Ilhabela
As cidades do litoral norte de São Paulo são muito buscadas em períodos de férias e feriados por possuírem praias paradisíacas, com cenários exuberantes. Contudo, o sol e o mar não são os únicos atrativos destes lugares, há passeios históricos incríveis nestas cidades litorâneas.
Continua depois da publicidade
Sambaquis, sítios arqueológicos, fortes, igrejas e casarões coloniais são alguns dos atrativos da região, que possui praias para relaxar, mas também lugares que proporcionam uma imersão na história do Brasil.
A seguir, confira 10 passeios históricos para fazer no litoral norte paulista, segundo indicações do consórcio turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo.
Localizado na cidade de Bertioga, o Forte de São João foi construído em paliçada (construção feita com estacas apontadas e fincadas na terra), em 1532. Anos mais tarde, ele foi queimado em lutas com os indígenas e reconstruído, em 1547, já em alvenaria.
Continua depois da publicidade
Segundo o consórcio Circuito Litoral Norte, ele é considerado a fortificação mais antiga do Brasil e abriga um acervo com peças da época da colonização portuguesa e da cultura indígena.
Tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e candidato a Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO, o lugar proporciona uma imersão na história por meio de seus espaços e conta com diversas exposições.
A cidade de Bertioga tem outra atração histórica interessante. Trata-se da Vila Itatinga, uma vila com arquitetura de influência inglesa, fundada em 1910.
Continua depois da publicidade
A vila abriga a primeira usina hidrelétrica do Brasil, que fornece energia ao Porto de Santos até hoje. Por lá, há ainda a igreja de Nossa Senhora da Conceição e o campo do Itatinga Clube.
Para chegar à Vila de Itatinga é preciso fazer uma travessia de barco pelo rio Itapanhaú e depois embarcar em um bonde antigo, por um trajeto em meio à Mata Atlântica, que tem cerca de 7,5 quilômetros.
O Santuário Diocesano de Santo Antônio fica no Centro Histórico da cidade de Caraguatatuba. A igreja, antes chamada Paróquia Matriz de Santo Antônio, foi fundada no século 19, tendo como base uma capela do século 17.
Continua depois da publicidade
No interior da igreja podem ser observadas rochas de séculos passados. O templo faz parte da rota turística Passos dos Jesuítas – Anchieta.
Construído em 1919, o Chafariz da Praça Dr. Cândido Motta é tombado como patrimônio histórico pelo município de Caraguatatuba.
O local representa um marco importante na história do saneamento básico da cidade do litoral norte paulista. Isso porque foi o primeiro ponto a oferecer água encanada para a população local.
Continua depois da publicidade
Tombada pelo IPHAN, a Fazenda Engenho D’Água foi construída entre o final do século 18 e início do século 19, e abriga o Museu Afro de Ilhabela, inaugurado em maio de 2024.
O museu apresenta um panorama da história e cultura afro-brasileira, com foco na contribuição dos afrodescendentes em Ilhabela e no Brasil, desde o período da escravidão até os dias atuais.
Outro museu, também tombado como patrimônio histórico, destaca-se como atrativo cultural em Ilhabela. Trata-se do Museu dos Naufrágios, que fica no prédio da antiga cadeia e Fórum da cidade.
Continua depois da publicidade
O espaço exibe peças recuperadas de naufrágios, com destaque para o Príncipe de Astúrias, um transatlântico espanhol que naufragou na costa paulista em 1916, e até hoje é o maior desastre marítimo do Brasil.
No museu ainda é possível conferir painéis informativos e maquetes que retratam a história da navegação na região.
O Centro Histórico da cidade de São Sebastião é famoso pela oferta generosa de bares e restaurantes. Porém, não é só a gastronomia que chama a atenção dos visitantes. Por lá, é possível apreciar diversas construções históricas, como a Igreja Matriz.
Continua depois da publicidade
A primeira construção do templo foi finalizada no século 17, porém, houve uma grande reformulação no século 19, que deu à igreja as características atuais. Construída em pedra e cal, o local tem estilo arquitetônico comum do Brasil colonial.
Localizado em meio à Mata Atlântica, o sítio é outro ponto de interesse histórico na cidade de São Sebastião.
O local abriga ruínas e vestígios de ocupações que datam de cerca de 200 anos, sendo um ótimo passeio para quem gosta de história e para famílias com crianças.
Continua depois da publicidade
Tombado como patrimônio histórico municipal, o Casarão do Porto é um exemplo de arquitetura do período colonial na cidade de Ubatuba.
Construído em 1846 por Manoel Baltazar da Cunha Fortes, o espaço abriga exposições e atividades culturais, sendo um local essencial para quem deseja saber mais sobre a história da região.
Dedicada à Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Ubatuba é outro atrativo histórico da cidade.
Continua depois da publicidade
Datada do século 18, a igreja também é tombada como patrimônio histórico pelo município.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade