Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Beatriz Alaia Colin finaliza pontuando que não é necessária a contratação de advogado para buscar proteção | Nair Bueno/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Você sabe a importância da lei Maria da Penha? A lei foi criada em 2006 com o objetivo de condenar agressores que cometem crimes contra a mulher. A Gazeta entrevistou a advogada criminalista, Beatriz Alaia Colin, do escritório Wilton Gomes, que apontou como a criação da lei tem modificado o cenário nacional de violência doméstica e como a lei pode ser aplicada. Confira entrevista abaixo:
Gazeta de São Paulo: Como a Lei Maria da Penha impactou a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil?
Beatriz Alaia Colin: A Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006, representou um marco histórico na luta contra a violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil. A lei, considerada uma das mais avançadas do mundo no combate à violência de gênero, impactou significativamente a proteção das mulheres vítimas de violência em diversos aspectos, tais como o reconhecimento da violência doméstica como crime, a criação de mecanismos de proteção - medidas protetivas e de assistência social -, agilidade nos processos, criação de varas especializadas, aumento da visibilidade do problema social e etc.
Continua depois da publicidade
Gazeta de São Paulo: Quais foram os principais eventos que levaram à instalação da Lei Maria da Penha no Brasil?
Beatriz Alaia Colin: Diversos foram os eventos que culminaram à promulgação da Lei Maria da Penha no Brasil. Os principais deles foram os aumentos dos movimentos sociais em prol das mulheres e contra a violência de gênero, a criação de institutos de apoio a mulheres vítimas de violência, o caso Maria da Penha, que é levado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos que, posteriormente, condenou o Estado Brasileiro por omissão na proteção da vítima.
Gazeta de São Paulo: Como a Lei Maria da Penha aborda questões relacionadas à prevenção e à punição da violência doméstica?
Segundo a advogada Beatriz, a Lei Maria da Penha prevê diversas medidas de prevenção da violência doméstica, tais como:
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A Lei Maria da Penha também prevê medidas de punição do agressor, tais como:
Gazeta de São Paulo: Quais são os principais desafios enfrentados na implementação e aplicação da Lei Maria da Penha no contexto brasileiro?
Continua depois da publicidade
Beatriz Alaia Colin:Um dos maiores desafios enfrentados na implementação e aplicação da Lei Maria da Penha são a falta de recursos para a criação e manutenção de centros de referência e atendimento à mulher, casas-abrigo e outros serviços especializados, sem contar a carência de profissionais capacitados para lidar com casos de violência doméstica, como psicólogos, assistentes sociais e juízes. Também podemos citar a dificuldade do acesso à justiça pelas vítimas, a morosidade da justiça, a falta de conhecimento das mulheres sobre seus direitos e sobre como alcançar a justiça e, claro, a persistência da cultura machista e patriarcal.
Gazeta de São Paulo: Hoje quais são os tipos de violência que a Lei Maria da Penha prevê?
A advogada beatriz pontuou a Gazeta que a lei reconhece cinco tipos de violência doméstica:
Continua depois da publicidade
A lei também define a violência doméstica como qualquer ação ou omissão que cause à mulher lesão, sofrimento físico, psicológico, sexual, moral ou patrimonial.
Gazeta de São Paulo: Em quais situações uma mulher pode invocar a Lei Maria da Penha para proteger seus direitos e seguranças e como fazer isso?
A advogada conta Gazeta que a Lei Maria da Penha protege mulheres em diversas situações de violência doméstica e familiar, como por exemplo:
Continua depois da publicidade
Em quaisquer destes casos a advogada aconselha que a mulher pode recorrer aos seguintes meios:
Beatriz Alaia Colin finaliza pontuando que não é necessária a contratação de advogado para buscar proteção.
*Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade