Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ilhas do litoral norte paulista são boas opções para quem quer mais contato com a natureza | Marcos Bonello/Divulgação
O litoral norte de São Paulo costuma ser muito visitado no verão, no período de férias escolares, e também em feriados. Quem quer fugir das praias lotadas, tem nas ilhas paradisíacas da região, uma alternativa encantadora de passeio.
Continua depois da publicidade
Com natureza exuberante, o que inclui uma vasta região de Mata Atlântica preservada e águas cristalinas, as ilhas do litoral norte paulista são boas opções para quem quer mais contato com a natureza, ou é fã de mergulho, por exemplo.
A seguir, confira nove ilhas que valem a pena conhecer no litoral norte de São Paulo.
A Ilha do Tamanduá é considerada a maior de Caraguatatuba, com área de 1.133 m². Ela pode ser acessada de lancha, barco ou escuna a partir das praias de Mococa e Tabatinga.
Continua depois da publicidade
Com areia fina e branca e águas cristalinas, a Ilha do Tamanduá possui uma abundante vida marinha, o que a torna, segundo o Circuito Litoral Norte, um destino ideal para os praticantes de mergulho.
Com cerca de 60 metros de areia branca e fina, a Ilha das Couves está localizada a aproximadamente 2,3 quilômetros da costa de Ubatuba. Para chegar ao local, é preciso contratar um passeio de barco ou escuna na praia de Picinguaba.
Com águas transparentes e muita vida marinha, a ilha tem orla de costões rochosos e encosta com vegetação rasteira, além de flora típica da Mata Atlântica.
Continua depois da publicidade
Nadar com snorkel para apreciar a vida marinha é umas das melhores atividades para se fazer na Ilha das Couves, que é repleta de piscinas naturais.
O deslocamento de barco ou lancha para chegar à ilha Rapada já é uma experiência por si só, visto que o trajeto é repleto de belezas naturais.
Já a ilha, que possui uma das menores praias do mundo, é perfeita para quem deseja mergulhar e ter contato direto com a vida marinha local.
Continua depois da publicidade
Segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, a Ilha Anchieta, em Ubatuba, é a segunda maior de São Paulo, com 828 hectares de área. Localizada a 8 quilômetros do continente, ela faz parte do Parque Estadual da Ilha Anchieta.
Por lá, além de atividades como mergulho e apreciação da exuberante fauna e flora local, o visitante pode conhecer edificações históricas e as ruínas de um presídio, que funcionou entre 1908 e 1955, abrigando uma prisão de segurança máxima.
Localizada ao sul de Ilhabela, a Ilha das Cabras é considerada um dos principais pontos de mergulho do Estado. Isso porque é no local que se encontra o Santuário Ecológico Submarino, que abriga várias espécies marinhas, como estrelas-do-mar, tartarugas e cavalos-marinhos.
Continua depois da publicidade
A ilha, que conta com águas transparentes e vários atrativos naturais. Também abriga uma estátua de Netuno a 7 metros de profundidade, na qual se formaram vários corais, o que atrai mais espécies marinhas e, consequentemente, mergulhadores.
Segundo informações da Prefeitura de Ilhabela, a Ilha das Cabras possui toda infraestrutura para os turistas, visto que conta com diversos bares e restaurantes.
No caminho para a Ilha de Búzios, que fica cerca de uma hora e meia de navegação a partir de Ilhabela, é comum avistar golfinhos. Chegando na ilha, o mergulho e a pesca esportiva são as principais atrações.
Continua depois da publicidade
Durante o mergulho, por exemplo, é possível avistar tartarugas, raias e uma grande variedade de peixes. Seis embarcações naufragadas também podem ser visitadas nos arredores da ilha, que dependendo do clima e correntes marinhas, pode ter visibilidade de até 20 metros de profundidade.
Outro fato interessante sobre a Ilha dos Búzios é que ela abriga uma comunidade caiçara, com cerca de 180 pessoas, que vivem de atividades como pesca e artesanato.
A Ilha dos Gatos, em São Sebastião, é envolta em lendas, como a que cerca o seu nome. Há quem diga que a ilha recebeu esse nome por conta dos gatos de seus antigos moradores.
Continua depois da publicidade
Outros apostam que foi por conta de uma infestação de roedores, na qual foi preciso levar vários gatos ao local para acabar com os ratos. Porém, a hipótese mais aceita seria devido ao formato da ilha.
De águas claras e intensa vida marinha, a Ilha dos Gatos é outro bom ponto de mergulho no litoral norte paulista, o que inclui a prática de snorkeling.
O acesso à ilha é feito de barco a partir das praias de Boiçucanga, Juquehy, Barra do Sahy e Barra do Una.
Continua depois da publicidade
Localizado a cerca de 33 quilômetros da costa, este arquipélago é uma unidade de conservação com paisagens de rochedos e vida marinha diversificada. As visitas são monitoradas e só podem ser feitas com condutores autorizados pelo ICMBio.
Com paisagens intocadas, o Arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, é considerado um dos melhores pontos de mergulho do país. A região também é área de ocorrência de baleias, golfinhos e aves marinhas.
A ilha do Montão de Trigo, também conhecida como Ilha Monte de Trigo, está localizada a cerca de 14 quilômetros da costa sul do município de São Sebastião, sendo acessada por barco a partir da praia de Barra do Una.
Continua depois da publicidade
Por lá, é possível a prática do mergulho, já que as águas são transparentes, além do windsurf. Para quem procura aventura, a ilha ainda oferece trilhas com vistas espetaculares.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade