Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O monotrilho de Chongqing é o maior sistema de monotrilho do mundo | David290/Wikimedia Commons
Se ao pensar em monotrilho a primeira coisa que vem à mente é o sistema paulistano, prometido com seis linhas para 2014, mas com apenas uma em funcionamento em 2025, saiba que há sistemas incríveis pelo mundo, que são verdadeiras atrações turísticas.
Continua depois da publicidade
Um levantamento, realizado pelo site MailOnline, revela alguns dos sistemas de monotrilho mais bem-sucedidos do planeta, incluindo um impressionante que atravessa um prédio e outro que faz parte de uma das cidades mais famosas dos Estados Unidos.
Veja a lista do MailOnline, a seguir
O monotrilho de Chongqing foi inaugurado em 2005 e tem capacidade para transportar 30 mil passageiros por hora. É o maior sistema de monotrilho do mundo e, de forma impressionante, passa por dentro de um edifício.
Continua depois da publicidade
A Estação Liziba fica entre o sexto e o oitavo andar de um prédio de 19 andares. Enquanto os andares inferiores funcionam como estação, os outros são apartamentos residenciais, que contam com isolamento acústico para minimizar o barulho.
Localizado no parque temático Alton Towers, no Reino Unido, o monotrilho foi inaugurado em 1987 e transporta os visitantes do estacionamento até a entrada do complexo.
Durante o trajeto, os passageiros podem avistar atrações do parque enquanto o monotrilho passa perto de montanhas-russas.
Continua depois da publicidade
O monotrilho de Las Vegas percorre a principal avenida da cidade, a famosa Strip, e leva apenas 14 minutos para completar o trajeto.
Ele funciona até 3h da manhã às sextas, sábados e domingos, e para em pontos estratégicos, como o Caesar’s Palace e o Paris Las Vegas.
O Wolmi Sea Train é o maior monotrilho turístico urbano da Coreia do Sul. Ele contorna a Ilha de Wolmido, um destino turístico bastante popular, e o percurso completo dura cerca de 35 minutos.
Continua depois da publicidade
Durante o trajeto, os turistas podem apreciar vistas panorâmicas de Wolmido e do Mar Ocidental.
O monotrilho suspenso de Wuppertal, na Alemanha, não é um monotrilho tradicional, já que fica pendurado nos trilhos, mas também passa elevado sobre a cidade.
O inventor do sistema, Eugen Langen, inicialmente, apresentou a ideia para Berlim e Munique, mas ambas recusaram. Wuppertal, no entanto, abraçou o projeto, e hoje o sistema transporta 80 mil pessoas por dia e atrai muitos turistas para a região.
Continua depois da publicidade
O monotrilho de Seattle tem apenas duas estações, mas ainda assim consegue atrair mais de 2 milhões de passageiros por ano. Ele conecta o Seattle Center, um complexo de entretenimento e cultura, ao Westlake Center, um centro comercial no centro da cidade.
Embora o trajeto dure apenas três minutos, o monotrilho é uma atração turística popular e até possui seus próprios produtos licenciados.
O monotrilho de Osaka é o mais longo do Japão e o segundo mais longo do mundo. O sistema é famoso pelo seu mecanismo de mudança de trilhos, onde os trilhos se movem para criar rotas diferentes para trens que seguem em direções opostas.
Continua depois da publicidade
O monotrilho oferece Wi-Fi gratuito para turistas. Mas, é importante evitar conversas em voz alta ou ligações telefônicas durante o trajeto, pois isso é contra as regras do serviço.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade