Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Partículas de vapor podem atingir até 1,5 metro acima do assento ao acionar a descarga | Giorgio Trovato na Unsplash
Você sabia que o simples ato de dar descarga pode deixar sua família mais suscetível a doenças? Isso acontece, especialmente, se a descarga for acionada com a tampa do vaso sanitário aberta, devido a um fenômeno chamado “efeito aerossol”.
Continua depois da publicidade
Segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos, o “efeito aerossol” pode ser caracterizado como uma grande nuvem de partículas de vapor, que pode atingir até 1,5 metro acima do assento ao acionar a descarga.
Essa nuvem, explicam os cientistas, está repleta de germes, bactérias, além de outros patógenos carregados juntos com as partículas de água, urina, fezes e outros resíduos.
De acordo com a farmacêutica Margareth Cunha, coordenadora do curso de Biomedicina do Centro Universitário Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, o risco de contaminação é maior quando várias pessoas utilizam o mesmo banheiro.
Continua depois da publicidade
Dentre as infecções que podem ser transmitidas ao acionar a descarga sem fechar a tampa, estão as seguintes:
A gastroenterite pode ser causada por bactérias como Escherichia coli (E. coli) e Salmonella, que são comuns em fezes. A inflamação pode ocasionar diarreia, dores abdominais, febre e vômitos.
A bactéria Clostridium difficile é resistente a muitos tratamentos e pode provocar diarreia grave, “especialmente em pessoas que já têm o sistema imunológico comprometido”, alerta a farmacêutica.
Continua depois da publicidade
Bactérias como Enterococcus e Proteus mirabilis podem ser lançadas no ar e causar infecções do trato urinário se entrarem em contato com a pele ou mucosas através de papel higiênico e toalhas contaminadas durante a descarga.
O vírus causador da Hepatite A consegue estar presente em fezes e ser transmitido pela ingestão acidental de partículas contaminadas, podendo causar inflamação do fígado.
Conhecido por causar surtos de gastroenterite, o norovírus é altamente contagioso e pode ser transmitido através de partículas virais no ar.
Continua depois da publicidade
O parasita Giardia lamblia, presente em fezes, é capaz de ser transmitido por meio de água ou superfícies contaminadas, gerando diarreia e desidratação.
O rotavírus é uma causa comum de diarreia em crianças e pode ser transmitido pela inalação de partículas contaminadas.
Segundo a coordenadora, se a tampa do vaso sanitário estiver aberta ao dar a descarga, as partículas de água e resíduos que são lançadas no ar podem atingir várias partes do corpo, especialmente as áreas expostas. Olhos, mãos, rosto, boca, pele exposta e cabelos merecem atenção especial.
Continua depois da publicidade
Roupas, toalhas, escovas de dentes e outros itens de higiene pessoal também podem ser contaminados pelo “efeito aerossol”.
“Essas partículas podem não apenas contaminar a pele e roupas, mas também serem transferidas para outras superfícies ou objetos ao serem tocadas, como toalhas e escovas de dentes, aumentando o risco de infecção”, alerta Margareth.
“Por isso, é recomendado fechar a tampa antes de dar descarga para minimizar a dispersão desses contaminantes no ar”, completa a professora.
Continua depois da publicidade
Além de sempre acionar a descarga com a tampa fechada, é importante manter o banheiro sempre higienizado. Segundo o Dr. Bactéria, usar uma solução de um litro de água, uma colher de sopa de detergente e uma colher de sopa de bicarbonato ajuda a manter a casa e o banheiro sempre limpos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade