Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cidades como Ilhabela, Guarujá e Cananéia no litoral, e Socorro e Águas de São Pedro no interior, são conhecidas por suas belas paisagens e águas claras. | Foto: thebrokentreestump / Pixabay
O estado de São Paulo oferece uma variedade de destinos com águas cristalinas, ideais para quem deseja se conectar com a natureza e escapar da rotina urbana, seja para um fim de semana no interior ou para curtir o litoral.
Continua depois da publicidade
Cidades como Ilhabela, Guarujá e Cananéia no litoral, e Socorro e Águas de São Pedro no interior, são conhecidas por suas belas paisagens e águas claras.
Essa transparência geralmente ocorre devido à baixa quantidade de sedimentos e à presença de minerais como o calcário, permitindo uma boa visibilidade do fundo.
A Praia de Castelhanos, situada em Ilhabela, é considerada uma das mais belas do Brasil. O acesso à praia é desafiador, pois a entrada principal é por uma estrada de 15 km que atravessa a exuberante Mata Atlântica do Parque Estadual de Ilhabela, e só pode ser feita por veículos 4x4, motos, bicicletas ou a pé.
Continua depois da publicidade
Também é possível chegar de barco, com várias agências oferecendo roteiros de flexboat que incluem paradas em outras praias paradisíacas, como a Praia da Fome e o Saco do Eustáquio. Ao final da jornada, o visitante é recompensado com águas cristalinas em um cenário praticamente intocado.
Além da praia principal, há trilhas que levam a outras praias próximas e à Cachoeira do Gato, uma das maiores da região.
A Ilha do Cardoso está localizada no litoral sul de São Paulo, no município de Cananéia, e é separada da Ilha Comprida e da Ilha de Cananéia pela Baía de Trapandé. Com uma área de 13,6 mil hectares, a ilha abriga diversas formações vegetais da Mata Atlântica, resultando em uma rica diversidade biológica.
Continua depois da publicidade
Entre os mamíferos que habitam a ilha, destacam-se espécies como bugios, suçuaranas e veados-mateiro, totalizando 86 espécies catalogadas pelo Instituto Florestal de São Paulo. O acesso à ilha é difícil, o que contribuiu para sua preservação. Para chegar até lá, é necessário seguir pela Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) até Cananéia e, a partir do porto, pegar uma escuna ou uma voadeira para alcançar as comunidades tradicionais da ilha.
A ilha abriga seis comunidades tradicionais, sendo a comunidade do Marujá a mais desenvolvida. Os visitantes podem agendar passeios com monitores ambientais, que oferecem uma rica experiência educativa sobre a conservação ambiental. As famílias que vivem na ilha se dedicam à preservação do meio ambiente, seguindo as regras do parque estadual e auxiliando na orientação dos passeios.
A Praia Domingas Dias, vizinha à Praia do Lázaro em Ubatuba, é uma opção ideal para quem busca tranquilidade. Com cerca de 400 metros de extensão, suas areias macias e águas calmas e cristalinas convidam para caminhadas e práticas de esportes como caiaque e stand up paddle.
Continua depois da publicidade
Embora não tenha restaurantes ou quiosques fixos, algumas barracas oferecem opções para matar a fome e a sede. As praias de Domingas Dias, Lázaro e Sununga formam um conjunto que pode ser visitado em um único dia.
Localizada a 17 km do centro de Ubatuba, Domingas Dias fica ao sul e à direita da Praia do Lázaro, com acesso facilitado por uma curta caminhada. Para quem chega de carro, é necessário passar por um condomínio particular, mas muitos optam por caminhar a partir da Praia do Lázaro.
O acesso é pela BR-101 (Rodovia Governador Mario Covas, também conhecida como Rio-Santos). Para quem utiliza transporte público a partir do centro de Ubatuba, as linhas de ônibus da Verdebus que passam pela região incluem Tabatinga, Maranduba, Fortaleza, Corcovado e Rio Escuro.
Continua depois da publicidade
Próxima à região de Campinas, a cidade de Socorro é conhecida como o portal do Circuito das Águas Paulista. Com seu turismo de aventura e belas paisagens na Serra da Mantiqueira, Socorro atrai turistas de todos os lugares.
A cidade oferece mais de 20 modalidades de atividades de aventura, mas também é um refúgio para quem prefere relaxar, com pesqueiros e uma diversidade de restaurantes com comida típica de fazenda.
Entre as atrações naturais, destacam-se a Gruta do Anjo, com águas transparentes, e a Cachoeira do Monjolinho, que proporcionam momentos de lazer em meio à natureza, sendo um destino ideal para uma escapada de fim de semana.
Continua depois da publicidade
Águas de São Pedro, o segundo menor município do Brasil, com apenas 3,6 km², é conhecida por suas propriedades terapêuticas, atraindo visitantes de todo o país.
A história da cidade começou com a descoberta de uma fonte de água com alto teor de enxofre, durante uma tentativa de exploração de petróleo, que se mostrou benéfica no tratamento de reumatismo. Hoje, essa água, conhecida como a "fonte da juventude", é oferecida no SPA Thermal.
Além dos tratamentos terapêuticos, Águas de São Pedro atrai visitantes ao Water Park, um parque aquático com águas naturais, ideal para um dia de diversão em família.
Continua depois da publicidade
Localizada no Guarujá, a Praia do Tombo, com 856 metros de extensão, é famosa por suas ondas fortes, sendo um destino favorito dos surfistas. A praia é certificada com a Bandeira Azul, um reconhecimento internacional que garante a qualidade da água, segurança e gestão ambiental, renovado consecutivamente desde 2019.
O nome "Tombo" se deve à formação geológica da praia, caracterizada por buracos e ondulações que criam o efeito de "tombos" para os banhistas desatentos. Além disso, a proximidade com o Mirante do Morro das Galhetas e o Forte dos Andradas oferece mais opções de passeios para quem deseja explorar a região.
A Praia de Itaguaré, situada entre os bairros de São Lourenço e Guaratuba, em Bertioga, é um refúgio preservado com 3,5 km de extensão. Durante a semana, a praia é tranquila, mas nos finais de semana e feriados, recebe mais visitantes.
Continua depois da publicidade
O lado direito da praia, próximo a São Lourenço, é ideal para surfe, enquanto a foz do rio Itaguaré, menos movimentada, é propícia para caiaque e stand up paddle. A praia não possui infraestrutura de quiosques ou banheiros, então é recomendável que os visitantes levem suprimentos e recolham o lixo ao sair.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade