Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Campos do Jordão, em São Paulo, é uma ótima opção para curtir o frio | Divulgação/Restaurante Pontremoli
Sem praia, piscina e calor, o que podemos fazer no Brasil? Apesar da visão gringa de que somos um país quente (e só isso), as terras brasileiras abrigam locais incríveis para curtir o inverno com estilo e diversão.
Continua depois da publicidade
Seja para relaxar ou conhecer outras histórias e culturas, esses destinos vão surpreender qualquer turista. No inverno, as serras ficam ainda mais atraentes e oferecem as mais diferentes experiências. Tire o casaco do armário e conheça alguns dos melhores destinos para o frio!
Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), reúne boa gastronomia com natureza e estilo europeu. No coração do sul de Minas Gerais, a cidade é rodeada por montanhas cobertas por araucárias e pinheiros, que criam um visual único e encantador.
Na avenida Monte Verde, maior via do distrito, estão as principais atrações da cidade. As construções com estilo europeu têm tetos triangulares e lareiras, trazendo a herança colonial à região. Esses prédios abrigam chocolaterias, restaurantes e lojas de roupa, que encantam qualquer turista.
Continua depois da publicidade
Uma atração curiosa de Monte Verde é o Ice Bar, onde é possível comer e beber numa temperatura de -20°C, com tudo feito de gelo. A cidade abriga a maior pista fixa do Brasil de patinação no gelo. Também é possível se conectar com a natureza e ver as belezas da Serra da Mantiqueira em locais como a Pedra Redonda e o Parque Oschin.
Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, é conhecida como a Cidade Imperial. Ela foi construída em meados de 1850 para abrigar Dom Pedro II e a Corte brasileira durante o verão, pensando na fuga do calor e das epidemias que atingiam a capital nessa época.
Hoje, a herança dessa época foi transformada em estudo. A cidade abriga museus importantes, como o Museu Imperial, onde o imperador morou, o Palácio de Cristal e a Casa de Santos Dumont.
Continua depois da publicidade
Assim como o antigo imperador, vários cariocas buscam refúgio do calor em Petrópolis. Durante o frio, é possível se deliciar com fondues, chocolates artesanais e vinhos. A cidade tem uma vista incrível da Serra dos Órgãos, que pode ser admirada em parques e trilhas.
Gramado, no Rio Grande do Sul, é o destino queridinho dos brasileiros para o frio. Famosa pelo turismo gastronômico, a cidade é famosa por suas fábricas de chocolate tradicionais. Rodízios de fondue e cafés coloniais encantam os turistas, que saem de barriga cheia.
Nos meses mais frios, as temperaturas chegam a 0ºC, e as construções com estilo europeu ganham ainda mais vida. Em agosto, acontece um dos maiores prêmios cinematográficos do Brasil, o Festival de Cinema de Gramado.
Continua depois da publicidade
Entre as atrações imperdíveis está o Snowland, onde é possível fazer esqui, snowboard e patinação no gelo. O Lago Negro é outro ponto turístico que ganha um charme especial no inverno, com suas águas escuras cercadas por árvores importadas da Alemanha, ele é ideal para passeios de pedalinho ou caminhadas românticas.
Em São Joaquim, na Serra Catarinense, é possível ver um fenômeno raro no Brasil: a neve. Por isso, a cidade atrai uma legião de turistas que busca o contato com o gelo mesmo sem sair do país. No inverno, as temperaturas podem chegar a -10°C facilmente.
Além do frio, a cidade é ideal para os amantes de vinho. Vinícolas tradicionais oferecem degustações completas e experiências incríveis aos visitantes. A cidade também celebra o inverno com o Festival de Inverno, que inclui apresentações culturais, gastronomia típica e produtos locais.
Continua depois da publicidade
Para os amantes da natureza, a região oferece mirantes como o Mirante das Araucárias e trilhas em meio à vegetação típica da Serra . Com sua combinação de clima frio, cultura e paisagens deslumbrantes, São Joaquim é um destino imperdível no inverno.
Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão encanta com seu charme no inverno. A cidade oferece experiências aconchegantes, como apreciar fondues, chocolates artesanais e vinhos em restaurantes que combinam boa comida com lareiras acesas. A atmosfera europeia e o clima gelado tornam cada refeição especial.
Passeios ao ar livre ganham outro encanto no inverno. Caminhadas por jardins floridos, piqueniques no Horto Florestal ou admirar a vista do Morro do Elefante são formas de aproveitar a natureza sem abrir mão de um casaco quentinho. Para mais aventura, tirolesas e patinação completam a diversão.
Continua depois da publicidade
Durante a noite, a Vila Capivari se ilumina, convidando a explorar cafés charmosos e feiras gastronômicas. A cidade é perfeita para relaxar com boa música, uma taça de vinho ou simplesmente caminhar entre as ruas enfeitadas, sentindo o frio da Serra da Mantiqueira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade