Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Trilhas são opções de passeio para curtir a natureza | Pexels por Pixabay
Respirar ar puro e curtir um momento de paz em meio à natureza é essencial para recuperar as energias, sobretudo para quem vive em grandes cidades. Neste sentido, as trilhas são ótimos passeios e há várias opções espalhadas pelo estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A seguir, confira algumas das melhores trilhas em São Paulo para os amantes de aventura e ecoturismo.
Localizada em Joanópolis, município distante cerca de 106 quilômetros da cidade de São Paulo, esta trilha é considerada uma ótima opção para quem está começando no universo do trekking.
Com menos de um quilômetro, ela precisa de apenas 10 minutos para ser concluída. No final, a recompensa é a Cachoeira dos Pretos, que possui cerca de 154 metros de queda e é considerada uma das mais bonitas do Estado.
Continua depois da publicidade
A trilha fica dentro do Parque Municipal da Cachoeira dos Pretos e tem entrada gratuita.
Localizada a 1418 metros acima do nível do mar, Pedra Grande, em Atibaia, propicia vistas panorâmicas incríveis para quem vence os cerca de dois quilômetros que levam até seu cume.
Apesar do trajeto curto, a subida exige preparo físico, visto que possui trechos bastante íngremes no caminho.
Continua depois da publicidade
A trilha fica dentro de um condomínio chamado Arco Íris. A entrada é gratuita.
A trilha Cachoeira do Araçá fica dentro do Parque Caverna do Diabo, na cidade de Eldorado, distante cerca de 260 quilômetros da capital paulista.
A trilha tem 815 metros, podendo ser percorrida em aproximadamente 30 minutos. O percurso se dá em meio à Mata Atlântica e passa por três quedas d'água.
Continua depois da publicidade
A primeira cachoeira é apenas para contemplação, a segunda para mergulho e a terceira permite beber água direto da fonte, pois possui uma bica natural.
A trilha fica próxima à Caverna do Diabo, que tem mais de 6 mil metros de extensão, com 800 metros aberto à visitação. O acesso ao parque deve ser feito por meio de agendamento.
A cidade de Sete Barras fica a 230 quilômetros da capital paulista e abriga o Parque Estadual Carlos Botelho, onde está a trilha da Cachoeira do Ribeirão Branco.
Continua depois da publicidade
Considerada de dificuldade média, a trilha possui em torno de 10 quilômetros, ida e volta, que são percorridos em cerca de três horas. O percurso é feito em meio à vegetação fechada, mas a cachoeira de 4 metros compensa o esforço.
Por conta da dificuldade, a caminhada só pode ser feita mediante a contratação de guia.
A cidade de São Paulo também guarda suas trilhas. A Trilha da Nascente, por exemplo, fica no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, é autoguiada e pode ser percorrida em cerca de 30 minutos.
Continua depois da publicidade
Com 500 metros de extensão, ela leva até a nascente do córrego Pirarungáua, que forma o Riacho Ipiranga. A visitação é feita mediante agendamento no e-mail: [email protected].
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade