A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

5 Quermesses mais tradicionais de São Paulo

Veja a lista das quermesses mais antigas da Capital que a Gazeta preparou

Raphael Miras

05/06/2024 às 16:30  atualizado em 18/07/2024 às 22:51

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Conheça as 5 quermesses mais tradicionais de SP

Conheça as 5 quermesses mais tradicionais de SP | Foto ilustrativa

As quermesses são festas realizadas por igrejas em várias épocas do ano, principalmente, em junho, em conjunto com as festas juninas.

Continua depois da publicidade

A palavra, em sua origem (flamenga), significa feira de igreja ou feira beneficente e teve origem como festa do padroeiro de paróquias católicas, ou até, no aniversário da igreja.

Hoje, após muitos anos e muitas mudanças em sua estrutura, a quermesse é uma festa, na maioria das vezes realizada por igrejas, que disponibilizam diversão, brincadeiras e gastronomia para seus visitantes. 

Com isso, a Gazeta separou uma lista das 5 quermesses mais antigas da Capital que você pode curtir com a sua família, confira;

Continua depois da publicidade

1. Quermesse da Paróquia São Vito Mártir

Festa de São Vito chega a sua 106° ediçãoFesta de São Vito chega nos seus 106° edição / Foto: Divulgação site oficial

A quermesse da Paróquia São Vito Mártir, no Brás, é uma das mais tradicionais e antigas de São Paulo. Fundada por imigrantes italianos, a festa é realizada desde 1919 em homenagem a São Vito, padroeiro da comunidade. 

Conhecida pela rica gastronomia italiana, especialmente pelas deliciosas massas e polentas, a quermesse atrai milhares de visitantes todos os anos.

2. Quermesse do Calvário

Quermesse do Calvário Quermesse do Calvário / Foto: Divulgação

Realizada desde a década de 70, a Quermesse do Calvário é conhecida por ser uma das mais tradicionais festas juninas de São Paulo.

Continua depois da publicidade

O evento acontece na Paróquia São Paulo da Cruz, em Pinheiros, e oferece em torno de vinte barracas de comida que mesclam opções típicas juninas com outras mais variadas, já imaginou?

As cerca de vinte barracas de comida mesclam opções típicas juninas com outras mais variadas, que vão de acarajé a temaki e yakissoba. Ao longo da festa acontecem brincadeiras, bingos e shows.

3. Quermesse da Paróquia de São João Batista do Brás

Paróquia de São João Batista, no BrásParóquia de São Batista, no Brás / Foto: Divulgação

Outra quermesse histórica é a da Paróquia de São João Batista, também no Brás. Realizada desde 1926, a festa é conhecida por sua forte ligação com a comunidade portuguesa. 

Continua depois da publicidade

Os visitantes podem desfrutar de pratos típicos portugueses, como bacalhau e doces conventuais, além de diversas atrações culturais.

4. Quermesse da Paróquia Nossa Senhora do Ó

Paróquia Nossa Senhora do ÓParóquia Nossa Senhora do Ó, no bairro da Freguesia do Ó / Foto: Divulgação

A Paróquia Nossa Senhora do Ó, localizada no bairro da Freguesia do Ó, realiza sua quermesse anual desde 1930. Em homenagem à padroeira, a festa é um ponto de encontro tradicional dos moradores do bairro. 

As barraquinhas oferecem uma variedade de pratos típicos brasileiros, como canjica, pamonha e churrasco, além de apresentações musicais e danças folclóricas.

Continua depois da publicidade

5. Quermesse da Paróquia Santa Achiropita

Paróquia Santa AchironitaParóquia Santa Achiropita, no Bixiga / Foto: Divulgação

Talvez a mais famosa de todas, a quermesse da Paróquia Santa Achiropita, no Bixiga, ocorre desde 1926. Celebrada em agosto, a festa é um tributo à padroeira dos imigrantes italianos. 

As ruas do bairro se transformam em um verdadeiro festival de sabores italianos, com destaque para as fogazzas, pizzas e outras delícias. 

A quermesse também conta com shows, danças e uma forte presença cultural italiana, atraindo visitantes de toda a cidade e de outros lugares.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados