A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Veja 5 mitos e verdades sobre suco que você precisa conhecer

Nutricionista esclarece tudo o que você precisa saber sobre os sucos para ter uma vida mais saudável

Gladys Magalhães

31/10/2024 às 14:52

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A diferença entre os sucos vai além do fato dele ser preparado na hora ou não

A diferença entre os sucos vai além do fato dele ser preparado na hora ou não | Skitterphoto / Pexels / Creative Commons

Quando o assunto é suco, muitos mitos cercam a bebida, que costuma ser associada ao frescor nos dias mais quentes, mas também à saúde, sendo considerada uma opção mais saudável para a rotina alimentar.

Continua depois da publicidade

Para entender melhor o que é verdade e o que é mentira sobre os sucos, a Gazeta conversou com a nutricionista Lara Natacci, especialista em comportamento alimentar.

Mitos e verdades sobre os sucos

1. Consumir suco engorda

De acordo com Lara, o ganho de peso depende de vários fatores que vão além do simples consumo de suco, como a quantidade ingerida, o modo de preparo e a adição de ingredientes.

Ela lembra que para preparar um copo de suco, geralmente são necessárias mais frutas do que o consumo da fruta inteira, o que pode resultar em um aumento de calorias. O ganho é ainda maior se o suco for adoçado.

Continua depois da publicidade

No caso dos sucos prontos, a nutricionista destaca que há no mercado opções 100% suco de frutas, sem adição de açúcares. Essas bebidas podem fazer parte de uma alimentação equilibrada quando consumidos em quantidades adequadas.

“A alimentação como um todo deve ser considerada, pois nenhum alimento isoladamente tem o poder de engordar ou emagrecer. Sendo assim, o suco, por si só, não tem a capacidade de engordar”, diz Lara.

2. Somente suco feito em casa é saudável

“A saudabilidade de um suco depende de vários fatores, como os ingredientes utilizados e o modo de preparo”, comenta a nutricionista.

Continua depois da publicidade

Um suco feito em casa pode não ser saudável se for adicionado muito açúcar, se a fruta e os equipamentos não forem higienizados adequadamente ou se a água utilizada para preparação não for filtrada.

3. Crianças não devem consumir suco pronto

Quando se trata dos pequenos, o consumo de sucos, no geral, deve ser feito de acordo com recomendação individual, levando em consideração as necessidades alimentares de cada criança.

“De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria, sucos não são necessários para a alimentação de crianças menores de 1 ano. Para crianças maiores, o consumo deve ser moderado e preferencialmente de sucos 100% fruta, sem adição de açúcares”, explica a profissional.

Continua depois da publicidade

4. Sucos podem substituir refeições

Segundo a nutricionista, que é mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, os sucos não devem substituir refeições. Mesmo assim, podem ser utilizados como uma estratégia complementar para as recomendações diárias de frutas, legumes e verduras.

Quando usados como suplementação extra, os sucos precisam ser de fruta e sem adição de açúcares.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dos 2 aos 5 anos de idade, recomenda-se o consumo de 250 gramas de frutas, legumes e verduras por dia. Essa quantidade equivale a aproximadamente a três porções.

Continua depois da publicidade

Dos 6 aos 9 anos, a recomendação de consumo é de pelo menos 350 gramas por dia, o equivalente a aproximadamente quatro porções. A partir dos 10 anos, pelo menos 400 gramas por dia, o que equivale a cinco porções diárias.

“O suco 100% fruta, seja ele o feito na hora ou pronto para beber, pode ser uma opção prática para compor as porções recomendadas, mas não deve substituir integralmente o consumo de frutas”, ressalta Lara.

5. Todo suco pronto é igual

Ao contrário do que muita gente acredita, a diferença entre os sucos vai além do fato dele ser preparado na hora ou não. Os sucos prontos, vendidos em mercado, possuem diferenças entre si, que variam conforme a composição e o processo de fabricação.

Continua depois da publicidade

Veja a seguir as principais diferenças entre os sucos prontos.

Suco Integral

Contém fruta ou parte do vegetal. A porcentagem de suco de fruta presente na bebida é total e não possui adição de açúcar ou adoçantes. Contém uma única fruta ou vegetal, sem diluição, preservando sua concentração original.

Suco

Possui fruta e/ou parte do vegetal. A porcentagem de suco de fruta presente na bebida também é total e pode ser adicionado de açúcar ou adoçante. Pode conter suco reconstituído, o que significa que o suco concentrado pode ser diluído em água para retornar à sua forma líquida original.

Continua depois da publicidade

Suco misto

O suco misto segue as mesmas regras do suco, ou seja, contém fruta e/ou parte do vegetal, porém, é composto por mais de uma fruta ou vegetal.

A porcentagem de suco de fruta presente na bebida é de 100. Pode conter açúcar ou adoçante adicionados e pode incluir suco reconstituído. Esse tipo de suco oferece uma combinação de sabores e perfis nutricionais, dependendo das frutas ou vegetais utilizados.

Néctar

Suco, polpa e/ou extrato vegetal diluídos em água. A porcentagem de suco de fruta presente na bebida pode estar entre 10% e 50% dependendo da fruta e contém adição de açúcar e/ou adoçante.

Continua depois da publicidade

Refresco ou Bebida de Fruta

Suco, polpa e/ou extrato vegetal diluídos em água. A porcentagem de suco de fruta presente na bebida pode estar entre 4% e 30% e pode conter adição de açúcar e/ou adoçante.

“A leitura dos rótulos é essencial para entender a composição de cada tipo de suco e fazer escolhas de acordo com as necessidades nutricionais e preferências alimentares”, finaliza Natacci.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados