Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A depender da época que o visitante optar por ir, uma diferente exposição estará na Casa Museu Ema Klabin | Maria Lúcia Santos/Google Reviews
A cidade de São Paulo apresenta diversas opções de passeios para aproveitar os momentos de lazer, seja sozinho, com a família ou com amigos. Porém, além daqueles lugares já marcados por muitos e que quase todos conhecem, a Capital apresenta outros destinos mais "fora do comum".
Continua depois da publicidade
Se você deseja sair da rotina e visitar lugares diferentes do padrão e conhecer mais a capital paulista, veja abaixo cinco opções de passeios.
Inaugurado em agosto de 2024, durante a Jornada do Patrimônio, o Museu do Livro Esquecido fica em um casarão histórico no centro de São Paulo. O espaço proporciona uma experiência sobre a história dos livros impressos, com um acervo de publicações antigas e um panorama sobre a prensa de Gutenberg.
A visitação segue até o dia 23 de fevereiro de 2025, aos sábados e domingos, das 10h às 17h, com entrada franca. O museu ocupa a Casa Ranzini, localizada na Rua Santa Luzia, número 31, na Sé.
Continua depois da publicidade
Endereço: rua Santa Luzia, 31 Sé - Liberdade
Quando: sábados e domingos, das 10h às 17h
No início do século 19, ainda na época do Brasil Império, começou a história da Igreja de Santa Cruz das Almas dos Enforcados. Mesmo após tantos anos, a igreja continua de pé, no exato lugar em que foi construída.
A história da origem do local é de 20 de setembro de 1821, quando o militar Francisco José das Chagas (Chaguinhas) teria visto a corda da forca a que fora condenado romper por duas vezes.
Continua depois da publicidade
Conforme os registros, a população que assistia ao enforcamento, no local conhecido como Paço da Forca (atual Praça da Liberdade), pediu clemência para Chaguinhas, acreditando que os rompimentos da corda eram um sinal divino da sua inocência.
A Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados surgiu oficialmente em 1926, após a demolição de uma capela. Em 1958, o pequeno edifício passou pela sua reforma final, quando foi construída a torre e as configurações atuais. E toda essa história pode ser visitada pelos interessados.
Endereço: Praça da Liberdade, 238 - Liberdade
Quando: segunda a sexta das 7h às 18h | sábados e domingos das 8h às 13h
Continua depois da publicidade
Oficialmente registrada em 1978, a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin é uma instituição sem fins lucrativos, criada para promover e divulgar atividades de caráter cultural, artístico e científico, além da transformação da residência de Ema Gordon Klabin em museu aberto à visitação pública.
A depender da época que o visitante optar por ir, uma diferente exposição estará no local, sempre com uma história curiosa e contada de forma rica e completa.
Endereço: rua Portugal, 43 - Jardim Europa
Quando: quarta a domingo, das 11h às 17h
Continua depois da publicidade
Para os amantes da cultura japonesa, o Pavilhão Japonês é uma das paradas obrigatórias dentro do Parque Ibirapuera. Um dos seus espaços mais bonitos é onde se realiza a Cerimônia do Chá, lembrando que essa é uma bebida muito importante na cultura oriental.
Construído conjuntamente pelo governo japonês e pela comunidade nipo-brasileira, o Pavilhão Japonês foi doado à cidade de São Paulo, em 1954, na comemoração do IV Centenário de sua fundação.
Endereço: Parque Ibirapuera - Vila Mariana, São Paulo
Quando: quinta a domingo das 10h às 17h (gratuidade somente às quintas-feiras)
Continua depois da publicidade
A Sala São Paulo é uma das melhores salas de concertos do mundo. Patrimônio histórico e ponto turístico da cidade, está sediada no Complexo Cultural Júlio Prestes. É o espaço reservado para apresentações sinfônicas e de câmara.
É a casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e recebe também artistas e outros grupos nacionais e internacionais.
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos
Quando: a depender da programação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade