Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Psicóloga indica livros para pais lerem com as crianças antes de dormir | Gpointstudio/Freepik
A hora de colocar as crianças para dormir pode ser uma hora de conexão e fortalecimento de vínculo, onde conseguimos trazê-las para perto e construir memórias afetivas e hábitos que podem se perpetuar por toda a vida.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Pensando nisso, a Gazeta conversou com Elisabeth Pereira da Silva, psicóloga do Prontobaby Hospital da Criança, que indicou cinco livros que podem ser lidos para as crianças. Confira abaixo as sugestões da profissional:
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Este primeiro livro, segundo a psicóloga, pode ser lido por todas as idades. “É uma história contada de maneira simples e que pode atrair a atenção das crianças pequenas. O personagem central é um pastor que cuida de suas ovelhas e se prepara, ao longo das estações do ano, com trabalho e dedicação, para o futuro. Fala também sobre a generosidade da natureza”, pontua.
Para o especialista, o período da infância e experiência que os pequenos vivem podem ajudar na construção do nosso imaginário, por isso disponibilizar livros de contos e fábulas como os irmãos Grimm podem aumentar e favorecer um repertório criativo para a imaginação dos pequenos.
Assim como a indicação acima, os contos de Andersen contêm histórias que ajudam aos pequenos a construção do imaginário. “Por serem histórias mais curtas também podem ser encontradas em livros ilustrados (que são um grande atrativo para as crianças, pois traz a ludicidade e auxilia na imaginação) de maneira individual”, aponta a especialista.
Continua depois da publicidade
Ambos livros indicados acima tem mais de uma história, daquela que já ouvimos muitas vezes nos filmes da Disney e de outras maneiras há muito tempo.
Os contos de Charles Perrault você pode encontrar Pequeno Polegar, Riquet Topetudo, A Gata Borralheira, As Fadas, O Gato de Botas, A Bela Adormecida e Chapeuzinho Vermelho e segundo a psicólogo, elas podem ser úteis para desenvolver imaginação das crianças.
Para finalizar Elizabeth Pereira da Silva indica um clássico das fábulas, o livro “Fábulas de Esopo” que podem ser usadas para aguçar a imaginação das crianças ao oferecerem histórias simples, porém cheias de ensinamentos profundos sobre a vida, valores morais e virtudes.
Continua depois da publicidade
As fábulas de Esopo são conhecidas por incentivarem a reflexão, a criatividade e a empatia, além de promoverem o desenvolvimento da linguagem e do raciocínio lógico.
*Texto sob supervisão de Suzane Rodrigues.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade