Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O filme é um marco na história do cinema, com a dolorosa premiação do Oscar não indo para as mãos de Fernanda Montenegro | Divulgação
O cinema é considerado a sétima arte, conquistando uma legião de fãs em todo o mundo, e, no Brasil, não é diferente.
Continua depois da publicidade
Com o passar dos anos, muitos filmes de sucesso já passaram nas telonas, incluindo alguns longas muito elogiados até os dias de hoje.
A Gazeta também separou seis filmes dos anos 1970 que todos deveriam assistir.
Muitas vezes esnobados por boa parte do público em comparação com as obras internacionais, os filmes nacionais também colecionaram prêmios no exterior.
Continua depois da publicidade
Além do sucesso de crítica "Ainda Estou Aqui", lançado em 2024, confira abaixo outros cinco longas brasileiros que tiveram reconhecimento em premiações mundo afora.
Abaixo, veja cinco longas que todo cinéfilo de respeito deveria conhecer. Confira também os cinco filmes nacionais que mais renderam nas bilheterias na história.
A obra foi o primeiro filme nacional a ganhar a Palma de Ouro em Cannes, um dos prêmios de maior cacife do mundo cinematográfico.
Continua depois da publicidade
Sob a direção de Anselmo Duarte, o longa gira em torno de Zé do Burro (Leonardo Villar), um homem que prometeu para sua santa que doaria metade de suas terras em troca da cura do seu burro doente.
Porém, quando seu burro é curado, ele tenta cumprir a promessa, mas acaba enfrentando a burocracia da Igreja Católica e as tradições locais.
Além de vencer o prêmio "Palma de Ouro", a obra também foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e venceu o prêmio da crítica internacional no Festival de Berlim.
Continua depois da publicidade
Também conta com a presença dos protagonistas de "Ainda Estou Aqui", Fernanda Torres e Selton Mello.
Na história, o jornalista Fernando e seu amigo César abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60, após a publicação do AI-5.
Quando César é capturado pelos militares, Fernando decide sequestrar o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.
Continua depois da publicidade
O filme foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
O filme é um marco na história do cinema, com a dolorosa premiação do Oscar não indo para as mãos de Fernanda Montenegro. Até hoje, a atriz foi a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz e é a única indicada ao Oscar por uma atuação em língua portuguesa.
Além disso, foi a primeira latino-americana indicada na categoria.
Continua depois da publicidade
Dirigido por Walter Salles, a obra conta a história de Dora, uma ex-professora que escreve cartas para pessoas analfabetas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Um dia, ela se envolve na vida de um menino órfão e, juntos, eles partem em busca do pai do garoto.
O filme ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, além de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ter vencido o Globo de Ouro na mesma categoria.
O longa, que conta com a direção de Fábio Barreto, se passa no fim do século 19, e conta a história de dois casais italianos que se mudam para o sul do Brasil em busca de uma melhor qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
Contudo, quando um dos casais se envolve em um caso extraconjugal, a vida de todos fica abalada e a melhoria de vida comprometida.
O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e venceu o Urso de Prata no Festival de Berlim.
Um dos filmes mais conhecidos de todos, "Cidade de Deus" relata uma história forte e realista, mostrando um pouco da violência e da desigualdade social vividas no Brasil.
Continua depois da publicidade
Baseado no livro homônimo de Paulo Lins, o filme, dirigido por Fernando Meirelles se passa na favela do Rio de Janeiro, entre as décadas de 1960 até 1980.
A obra recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado, além de ter vencido diversos prêmios internacionais, como o BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro e o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade