A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 18 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Fim de semana frio: veja 5 destinos com águas termais para relaxar no inverno brasileiro

Com águas provenientes de fontes naturais, estâncias termais são opções de turismo para relaxamento, tratamentos terapêuticos e diversão pelo Brasil

Gladys Magalhães

09/08/2024 às 13:00  atualizado em 09/08/2024 às 13:02

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O Brasil possui diversos destinos de termas espalhados pelo país

O Brasil possui diversos destinos de termas espalhados pelo país | Divulgação/Rio Quente Resorts

Águas aquecidas que brotam naturalmente abaixo da superfície, segundo o Ministério do Turismo, este é o conceito de águas termais.

Continua depois da publicidade

O Brasil possui diversos destinos de termas espalhados pelo país. Neles, o turista encontra tratamentos terapêuticos, diversão e relaxamento. A seguir, confira cinco destinos com águas termais para curtir no inverno brasileiro e em todas as outras estações do ano.

Olímpia: águas quentes e diversão

OlímpiaOlímpia - Foto: Divulgação

A Estância Turística de Olímpia está localizada na região norte do estado de São Paulo, cerca de 430 quilômetros da capital paulista.

Por lá, as águas termais são usadas unicamente para fins de lazer. Porém, segundo a Prefeitura da cidade, já há estudos para a implantação de um balneário spa com fins terapêuticos e medicinais.

Continua depois da publicidade

Descobertas na década de 1950, quando a Petrobras perfurou poços na região em busca de petróleo, as águas termais de Olímpia são provenientes do Aquífero Guarani e possuem temperatura entre 26°C e 38°C.

Entre os atrativos da cidade, destacam-se os parques aquáticos, como o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach.

Thermas dos Laranjais

Thermas dos LaranjaisThermas dos Laranjais - Foto: Divulgação

O empresário Benito Benatti, fundador do Thermas dos Laranjais, é tido como o grande responsável por levar a cidade de Olímpia ao circuito turístico brasileiro. Isso porque ele foi o primeiro a explorar as águas termais da cidade para atividades de lazer, inaugurando em 1987 o clube Thermas dos Laranjais.

Continua depois da publicidade

A princípio, o Thermas tinha o uso restrito apenas para sócios. Nos anos 2000, passou a abrir para day use, dando início às atividades turísticas do município.

Hoje, o Thermas dos Laranjais deixou de ser um clube privado e ganhou status de parque aquático, o mais visitado da América Latina, ocupando uma área de 300 mil m². Dentre as mais de 60 atrações, destacam-se a montanha-russa aquática e o complexo de toboáguas radicais batizado de Lendário.

Além dos brinquedos aquáticos, o parque possui um mini zoológico e uma fazendinha, ambos com acesso livre para todos os visitantes. Hotéis como o Wyndhan e o By Mercure Resort dão acesso direto ao parque, porém os ingressos devem ser adquiridos separadamente.

Continua depois da publicidade

Hot Beach

Hot BeachHot Beach - Foto: Divulgação

Fundado pelo Grupo Ferrasa em 2017, o Hot Beach ajudou a consolidar Olímpia como um dos destinos turísticos mais procurados do estado de São Paulo.

Com 115 mil m², o parque é o quarto mais visitado da América Latina e possui mais de 15 atrações para a diversão de toda a família. Para as crianças, a principal atração é o Jardim da Turma, mas vale destacar também a piscina de ondas e o rio lento, que rende boas fotos e é uma ótima opção para relaxar.

Vizinhos do parque aquático, o Hot Beach Resort e o Hot Beach Suítes são opções de hospedagens para quem quer ter acesso direto ao complexo.

Continua depois da publicidade

Águas de São Pedro: beleza e tratamentos termais

Fontanário Municipal de Águas de São PedroÁguas de São Pedro - Foto: Divulgação

Fundada em 1940, Águas de São Pedro já nasceu como estância turística, tendo como principal atrativo três fontes de águas termais descobertas na década de 1920, quando o governo federal perfurou vários poços na região à procura de petróleo.

Segundo estudos do Professor Dr João Aguiar Pupo e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), as águas do município possuem propriedades medicinais.

A fonte Almeida Salles, por exemplo, é clorobicarbonatada sódica-alcalina e indicada para o tratamento de azia, gastrite, excesso de acidez gástrica, diabetes e cálculo renal. Já a fonte Gioconda possui uma temperatura de 32,3C° e é clorossulfatada com PH 8.3 e indicada para tratar os males do fígado, vesícula biliar e falta de acidez gástrica.

Continua depois da publicidade

Por fim, a chamada Fonte da Juventude é clorossulforosa alcalina, com PH 9.1, sendo a primeira das Américas e segunda do mundo em teor de enxofre (34,3). A água desta fonte é indicada para o tratamento de reumatismo, artrite, diabetes, alergias, asmas, colite, dermatites, intoxicação, inflamação e relaxamento muscular.   

No Fontanário Municipal de Águas de São Pedro é possível experimentar as águas medicinais e no Spa Thermal do município há a possibilidade de banhos e tratamentos. 

Thermas de São Pedro

São Pedro ThermasThermas de São Pedro - Foto: Divulgação

A poucos minutos de Águas de São Pedro, na vizinha São Pedro, é possível aproveitar águas hidromineirais no parque aquático Thermas de São Pedro, antigo Thermas Water Park.

Continua depois da publicidade

Com mais de 20 atrações e uma das maiores áreas infantis da América Latina, o Thermas de São Pedro conta com diversas piscinas, praia artificial, ofurôs, cascatas, balde maluco, complexo de toboáguas, além de uma fazendinha.

Recentemente, foi inaugurado no mesmo complexo o São Pedro Thermas Resort, que possui uma área de lazer exclusiva, mas dá acesso direto ao parque para quem deseja mais diversão.

Rio Quente: o maior rio de águas quentes do mundo

Rio QuenteRio Quente - Foto: Divulgação

Localizada no estado de Goiás, a 180 quilômetros de Goiânia, a cidade de Rio Quente é conhecida por abrigar o maior rio de águas quentes do mundo, com 12 quilômetros de extensão.

Continua depois da publicidade

As águas da cidade atingem cerca de 37°C e, conforme explicações da Secretaria de Turismo, elas esquentam por conta do processo geotérmico. “As águas das chuvas penetram as fendas da Serra de Caldas, e ao atingirem o lençol freático em alta temperatura adquirem pressão e sobem quentes.”

A cidade de Rio Quente recebe aproximadamente 1,2 milhão turistas ao ano. Entre seus principais atrativos estão o Rio Quente Resorts e o Hot Park.

Rio Quente Resorts

Rio Quente ResortsRio Quente Resorts - Foto: Divulgação

Junto com o Hot Park, o Rio Quente Resorts está entre os principais atrativos da cidade de Rio Quente. O complexo, formado por seis hotéis, possui 60 anos de história, é integrado à natureza do cerrado goiano e abastecido por águas naturalmente quentes.

Continua depois da publicidade

O resort é conectado ao parque aquático Hot Park e todos os hóspedes ainda contam com acesso ilimitado ao Parque das Fontes, que tem oito piscinas de águas naturalmente quentinhas abertas 24 horas.

Caldas Novas: maior estância hidromineral do mundo

Caldas NovasCaldas Novas - Foto: Eric Gandolph / Wikimedia Commons

Outra cidade goiana que se destaca ao se falar de águas termais é Caldas Novas. Localizado ao lado de Rio Quente, o município é conhecido por ser a maior estância hidromineral do mundo.

As águas que brotam do chão da cidade possuem temperatura entre 43°C e 70°C e são as responsáveis por atrair turistas para as centenas de piscinas espalhadas pela cidade em clubes, hotéis e parques aquáticos.

Continua depois da publicidade

DiRoma Acqua Park

diRoma Acqua ParkdiRoma Acqua Park - Foto: Reprodução Instagram diRoma Acqua Park

A cidade de Caldas Novas conta com vários parques aquáticos e um dos mais frequentados é o diRoma Acqua Park

O parque possui espaço kids, spa com ofurôs, rio lento, bar molhado, piscina de ondas, além de brinquedos mais radicais, como escorregadores com rampas de altíssima velocidade.

Poços de Caldas: águas centenárias

Poços de CaldasPoços de Caldas - Foto: Cecioka / Wikimedia Commons

As águas termais de Poços de Caldas foram descobertas no final do século 18, sendo relatadas pelo capitão João Almeida da Fonseca como águas quentes com cheiro de ovo podre, mas com propriedades terapêuticas para o tratamento de doenças de pele.

A construção de um balneário, com duchas e banheiras, só foi ocorrer quase 100 anos depois, em 1865, alguns anos antes da fundação da própria cidade, em 1872. Vale ressaltar, contudo, que Poços de Caldas só passou a ser considerada uma cidade de fato em 1915. Antes, foi vila e freguesia.

O município viveu seus tempos áureos na primeira metade do século passado. Com a proibição do cassino, em 1946, e a invenção do antibiótico, duas décadas antes, muita gente perdeu o interesse nos tratamentos termais.

Com o passar dos anos, o turismo na cidade voltou a efervescer e, em 2017, Poços de Caldas passou a pertencer à Associação Europeia Termal e Histórica.

Thermas Antônio Carlos

Thermas Antônio CarlosThermas Antônio Carlos - Foto: Divulgação

Quando o assunto são águas termais, as Thermas Antônio Carlos é o destaque da cidade de Poços de Caldas. Com 7.500 m², as Thermas oferecem mais de 50 serviços, como banhos termais, duchas, tratamentos faciais, pacotes day spa, entre outros.

Inaugurada em 1931, as Thermas Antônio Carlos foi o primeiro estabelecimento termal do Brasil a oferecer uma série de serviços e tratamentos de saúde a partir do uso de água termal. A água aproveitada no estabelecimento nasce a 45°C na fonte Pedro Botelho e é utilizada nos banhos e duchas na temperatura média de 37°C.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados