Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Belas paisagens, boa comida, além do frio, estão entre os atrativos das cidades serranas, como Petrópolis (foto) | Divulgação
Argentina, Chile e algumas cidades europeias são os primeiros destinos que costumam vir à mente, quando a ideia é associar frio e viagem. Porém, não é preciso deixar o Brasil para desfrutar de temperaturas mais amenas. Isso porque há muitos destinos charmosos nas serras brasileiras.
Continua depois da publicidade
Belas paisagens, boa comida, passeios interessantes, além do frio, estão entre os principais atrativos das cidades serranas. Abaixo, veja algumas opções para passar um fim de semana, ou curtir alguns dias de folga.
Bom Jardim da Serra é um pequeno município no sul de Santa Catarina, a aproximadamente 235 quilômetros de Florianópolis.
Com temperaturas amenas – a cidade chegou a registrar -6,6°C em 2024 -, o município costuma atrair turistas que amam frio e desejam explorar as belas paisagens das trilhas da região.
Continua depois da publicidade
Entre os passeios imperdíveis estão uma visita ao Cânion das Laranjeiras, considerado por muitos como o mais belo dos cânions catarinenses, a Serra do Rio do Rastro e a charmosa Igreja Matriz.
Aproveitar o aconchego dos galpões das fazendas típicas, hotéis e pousadas, para saborear um vinho de altitude da serra catarinense, além de degustar a gastronomia local, que inclui pratos como a paçoca de pinhão, entreveiro (prato que leva pinhão e carne) e moranga caramelada, é outra opção de passeio.
O clima frio combina com a paisagem serrana típica de Diamantina, cidade mineira situada na região do Vale do Jequitinhonha, cujo sítio histórico é tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1999.
Continua depois da publicidade
O centro histórico, a Casa JK, o Museu do Diamante, localizado na casa da lendária escrava Chica da Silva, igrejas barrocas, o parque urbano Gustavo Botelho e o mirante do Caminho dos Escravos, no alto da Serra dos Cristais, devem estar no checklist de passeios na cidade.
Na culinária, vale provar o “quiabo da lapa”, o “bambá do garimpo” (prato feito à base de feijão batido, costelinha, couve e angu) e o doce de arroz.
Petrópolis está localizada na região turística Serra Verde Imperial da região serrana do estado do Rio de Janeiro, e fica a 68 quilômetros de distância da capital fluminense.
Continua depois da publicidade
No inverno, a temperatura varia entre 12°C e 22°C durante o dia, podendo a chegar a temperaturas negativas à noite, o que torna a estadia na cidade ainda mais charmosa.
Dentre os atrativos, destacam-se o Museu Imperial, a Catedral São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal, o Museu Casa de Santos Dumont e o Palácio Quitandinha, além do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e do Parque Municipal Natural Padre Quinha.
Por conta da influência alemã, a cidade possui vários estabelecimentos com lanches de embutidos, croquetes, biscoitos amanteigados, cucas, entre outros.
Continua depois da publicidade
Vale destacar ainda, que Petrópolis detém os títulos de Berço Imperial da Cerveja, de Capital Estadual dos Corais, dos Produtos Orgânicos, do Casamento e das Unidades de Conservação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade