A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Dia Nacional da Educação de Surdos: Saiba mais sobre a data

Objetivo é dar maior visibilidade e relembrar as conquistas da comunidade com a integração de práticas inclusivas no ensino regular

Leonardo Sandre

23/04/2024 às 09:00  atualizado em 17/07/2024 às 18:29

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Ao todo, existem mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no País

Ao todo, existem mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no País | SHVETS production/Pexels

O dia 23 de abril é o Dia Nacional de Educação de Surdos, também conhecido como Dia Nacional do Deficiente Auditivo. O objetivo da data é dar maior visibilidade e representação para a classe e relembrar as conquistas da comunidade com a integração de práticas inclusivas no ensino regular.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Ao todo, existem mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no País, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). A comunidade surda também inclui as demais pessoas que compartilham da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ou seja, seus familiares, tradutores, intérpretes e quem desenvolve interesse na língua.

De acordo com o IBGE, a população brasileira é composta por 5% de pessoas que são surdas, ou seja, mais de 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda, portanto, não escutam absolutamente nada. Veja abaixo mais informações sobre a data.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A educação dos surdos

No Brasil, os surdos só tiveram acesso à educação durante o Império, no governo de Dom Pedro II, com a primeira escola de educação de meninos surdos, que surgiu em 26 de setembro de 1857, na antiga capital do País, o Rio de Janeiro.

Com a fundação do Imperial Instituto de Surdos-Mudos (atual Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES), se iniciou o processo de educação formal dos surdos no Brasil, que passaram a ter uma instituição de ensino especializada para sua educação.

Continua depois da publicidade

O Dia Nacional da Educação de Surdos ocorre em 23 de abril, um dia antes do Dia Nacional da Libras, celebrado em 24 de abril. Nesta data, em 2002, a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão.

Qual a diferença entre surdo e deficiente auditivo?

Muitas vezes os termos “surdo” e “deficiente auditivo” são tratados como sinônimos, porém, na realidade não é bem assim.

Existe um grande grupo de pessoas que, apesar de terem em comum a perda parcial ou total da capacidade de ouvir, levam vidas completamente diferentes.

Continua depois da publicidade

Deficiência auditiva

Seguindo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), deficiência auditiva equivale à redução na capacidade de ouvir sons em um ou ambos os ouvidos. Assim, pessoas com perda auditiva, que varia de leve a severa, se enquadram no grupo com deficiência auditiva.

Geralmente, quem se inclui nesse espectro se comunica pela linguagem oral e faz uso de aparelhos auditivos ou implantes cocleares – dispositivos eletrônicos parcialmente implantados capazes de transformar sons em estímulos elétricos enviados diretamente ao nervo auditivo.

Surdez

A surdez, por sua vez, é mais aguda: definida como a ausência ou perda total da capacidade de ouvir em uma ou ambos os ouvidos.

Continua depois da publicidade

O aumento do quadro de perda auditiva se deve, em parte, ao processo de envelhecimento, um fato que atinge a população em nível mundial. Baseado nisso, segundo a OMS, a expectativa é de que 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez até 2050.

Considerando este cenário, são crescentes as propostas de novas tecnologias comunicativas e formas de comunicação, com foco na busca por igualdade e acessibilidade.

O destaque mais conhecido é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ela tem sua origem baseada na linguagem de sinais francesa e é um dos conjuntos de sinais existentes no mundo inteiro com o propósito de realizar a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva.

Continua depois da publicidade

Educação bilíngue 

No fim da década de 1970, baseado em conceitos políticos, filosóficos e sociológicos surgiu a “Proposta Bilíngue de Educação do Surdo“, que se baseia no fato de que a pessoa com perda auditiva vive numa condição bilíngue e bicultural.

Ou seja, é baseada no fato de que essas pessoas convivem diariamente com duas línguas, por isso, duas culturas: a língua gestual e cultural da comunidade surda do seu país e a língua oral e a cultural ouvinte de seu país.  

Dessa forma, é concluído que na educação de crianças surdas é essencial ter um ensino bilíngue, primeiro Libras e, em segundo, a Língua Portuguesa (ou língua do país local).

Continua depois da publicidade

A defesa do bilinguismo se deve ao fato da capacidade representativa de Libras para as pessoas com perda auditiva, visto que isso significa uma forma de comunicação que funcional como pré-requisito para outras aprendizagens.

      

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados