Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O que aconteceu com a marca Yopa? saiba mais nesta matéria | Reprodução
A marca de sorvetes Yopa, popular no Brasil nos anos 90, é lembrada com nostalgia por muitos. Mas, o que aconteceu com ela?
Continua depois da publicidade
Apesar do sucesso nos anos 1990, a Yopa perdeu espaço com a virada do século e foi substituída pela marca Nestlé.
Com isso, a Gazeta te conta, em base ao site Exame, a história da Yopa e os fatores que levaram ao seu desaparecimento.
Yopa foi um dos primeiros sorvetes e alimentos congelados a serem fabricados industrialmente.
Continua depois da publicidade
Nascido na Alemanha, em 1933, seu criador, Josef Pankofer, batizou a marca como "Jopa". Esse nome é a junção da primeira sílaba de seu nome e sobrenome.
Em 1969, a Nestlé assumiu o controle da empresa.
Com a aquisição da Nestlé, a marca chegou em outros países como: Espanha, Suíça, França, Chile e México.
Continua depois da publicidade
No Brasil, o Yopa chegou em 1972. Nesse momento, Jopa se transformou em Yopa, para manter a pronúncia.
No Brasil, a Nestlé trouxe as marcas dos chocolates para os sorvetes, o que gerou popularidade. Os nomes mais famoso como Galak, Prestígio, Chokito, Lollo, Leite Moça e Brigadeiro estavam presentes.
A produção e distribuição dos produtos foi focada na região Centro-Sul do país por 10 anos, até 1982.
Continua depois da publicidade
A partir de então, a Yopa concentrou as vendas e produções na região Sudeste, com operações no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Em 1990, a Nestlé formou uma parceria com a Gessy Lever casando as operações no Brasil.
A negociação levou cerca de oito meses e criou uma nova empresa, chamada Insol, controlada 50% por cada companhia.
Continua depois da publicidade
Nesse período, a empresa também lançou picolés famosos, como o Comis, com a imagem do Mickey, e o famoso sorvete Sem Parar.
A parceria durou até 1993.
Em 1997, a Unilever comprou a Kibon, o que intensificou ainda mais a força da marca líder do mercado no Brasil. Isso obrigou a Nestlé a ser mais estratégica com a sua marca Yopa.
Continua depois da publicidade
Aos poucos, pesquisas de mercado começaram a apontar preferência crescente pelos produtos da própria Nestlé. Com isso, a resposta da marca foi substituir gradualmente a marca Yopa pela própria identidade corporativa.
*Texto sob supervisão de Suzana Rodrigues
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade