Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
O Vulcão Paredão fica na Ilha da Trindade, na costa do estado do Espírito Santo. Além de ser uma formação recente com vários vulcões, a ilha foi também palco de disputas históricas. Saiba mais sobre a seguir:
A Ilha de Trindade compõe o arquipélago junto com a ilha de Martim Vaz. Além dessas duas ilhas, o conjunto possui também ilhotas ao redor, que são bem menores e de difícil acesso. A Ilha da Trindade é a única habitada, com uma base da Marinha Brasileira.
A formação vulcânica, que fica a cerca de 1,2 mil km da costa de Vitória, é fruto de um processo chamado de “hotspot”. A alta pressão do magma abaixo da terra faz com que a crosta terrestre estoure, como uma espinha, no meio do oceano. É nessas “espinhas” que se formam as ilhas vulcânicas.
Continua depois da publicidade
A erupção mais recente da Ilha da Trindade aconteceu a 50 mil anos, recentemente (em termos geológicos). O arquipélago é também o território mais jovem do Brasil, tendo sido formado a apenas 3 milhões de anos.
O local abriga mais de 150 espécies de plantas, das quais quatro são endêmicas, ou seja, só existem na Ilha. Dentre elas, as samambaias gigantes são as que mais chamam atenção. O local é também ponto de desova e alimentação de tartarugas marinhas.
A Ilha da Trindade foi descoberta em 1502 por Estêvão da Gama, filho de Vasco da Gama, mas foi apenas no século 17 que a importância da ilha começou a ser revista. A posição estratégica no Atlântico Sul chamou a atenção da monarquia britânica.
Continua depois da publicidade
Em 1700 o astrônomo Edmund Halley, famoso pela descoberta do cometa homônimo, visitou a ilha para tomar posse dela em nome da Coroa Inglesa, e em 1895 os ingleses tentaram novamente ocupar a ilha com sua marinha, mas a diplomacia brasileira barrou a tentativa.
Em 1914, no meio da Primeira Guerra Mundial, os alemães estabeleceram uma base secreta no local, e o território estratégico foi palco de uma intensa batalha, chamada de Batalha de Trindade, entre um cruzador alemão e um britânico. O navio alemão foi afundado e a base foi desfeita após o conflito.
O local também possui um cristal raro, a Hauynita, encontrada apenas em algumas localidades da Itália, Eslováquia e China.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade