A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 23 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Você tem síndrome de pica? Entenda condição

Condição pode afetar crianças ou adultos em uma série de situações diferentes, como até mesmo comer tijolo

Leonardo Sandre

22/02/2025 às 19:40  atualizado em 22/02/2025 às 19:49

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
 Síndrome de pica faz com que os afetados por essa condição, sintam vontade de comer coisas que não são comestíveis

Síndrome de pica faz com que os afetados por essa condição, sintam vontade de comer coisas que não são comestíveis | Sora Shimazaki/Pexels

A "síndrome de pica" é uma condição que acomete muitas pessoas ao redor do mundo. Também chamada de "alotriofagia" ou "picamalácia", a doença consiste na pessoa afetada sentir uma vontade incontrolável de comer coisas que não são comestíveis, como um pedaço de tijolo.

Continua depois da publicidade

Além disso, também está incluso tentar ingerir estas coisas em combinação com alimentos de forma pouco habitual.

Entenda mais abaixo e quais os riscos da doença.

O que é a síndrome de pica?

Como dito acima, a síndrome de pica faz com que os afetados por essa condição, sintam vontade de comer coisas que não são comestíveis.

Continua depois da publicidade

Segundo o portal da Rede São Luiz, uma das principais redes de cuidados em saúde no Brasil, alguns pacientes diagnosticados com a síndrome relatam sentir vontade de comer coisas como:

  • Lascas de tinta de parede;
  • Tijolos;
  • Torrões de terra;
  • Madeira;
  • Pregos;
  • Cola;
  • Cabelo;
  • Sabão;
  • Cinzas de cigarro, e até mesmo;
  • Fezes de animais.

Já em casos menos graves, os pacientes sentem vontade de comer coisas incomuns, mas, que são inofensivas para o corpo. Um exemplo seria consumir um alimento fora de sua forma habitual ou combinado com algo incomum, como coentro com açafrão e sal.

Causas e diagnóstico

A síndrome pode ocorrer em crianças na idade da introdução alimentar, podendo aparecer até os seis anos de idade ou mais.

Continua depois da publicidade

É normal que até os dois anos de idade crianças coloquem coisas na boca, portanto, o comportamento geralmente não é considerado um transtorno até essa idade.

Já em adultos, a alotriofagia pode ser um sintoma de que há alguma outra condição médica ou mesmo doença mental.

A síndrome é normalmente causada por deficiências nutricionais, como a de ferro e zinco. Porém, a condição pode estar relacionada com alterações hormonais, crônicas e psicológicas, como depressão e transtorno obsessivo compulsivo.

Continua depois da publicidade

Riscos da condição

Os riscos da doença vão desde uma obstrução intestinal até a morte, dependendo da natureza, frequência e quantidade de objetos ingeridos.

A ingestão de materiais sólidos e não digeríveis pode provocar obstrução intestinal, o que pode se tornar uma emergência cirúrgica grave.

Já no caso de comer produtos potencialmente tóxicos, pode causar intoxicação e infecções. Estes dois quadros podem, na situação mais agressiva, levar ao óbito.

Continua depois da publicidade

Além disso, o problema ainda provoca sofrimento mental, já que pode levar ao sentimento de culpa, rebaixamento do estado de humor e isolamento social.

Em qualquer um dos casos, é importante consultar um médico para identificar o tipo de síndrome e iniciar o tratamento mais adequado.

Origem do nome

O transtorno ganhou o nome de "síndrome de pica" devido a uma espécie de pássaro conhecida como P. Pica. Este pássaro, também chamado de pega-rabuda, se alimenta de quase tudo o que vê pela frente.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados