Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A história das 'estações fantasmas' do Metrô de São Paulo nos faz voltar até o ano de 1960 | Foto de Jeremy Levin/Pexels
O Metrô de São Paulo é considerado um dos melhores do mundo, apesar de alguns usuários reclamarem de algum problema ali e outro aqui. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que ele "esconde" algumas "estações fantasmas".
Continua depois da publicidade
Embarque, então, nessa interessante leitura com a Gazeta de SP e conheça algumas delas.
A história das "estações fantasmas" do Metrô de São Paulo nos faz voltar até o ano de 1960, quando os primeiros projetos de linhas e itinerários eram feitos.
Com o tempo, muitas dessas obras não foram terminadas, dando lugar a outras, e esses túneis e trilhos acabaram ficando "escondidos" dos usuários em geral.
Continua depois da publicidade
Na Linha 3-Vermelha, sentido Itaquera-Barra Funda, todos conhecem a estação Pedro II. Porém, o que a maioria dos usuários não sabe é que ela deveria abraçar, também, a hoje Linha 4-Amarela, mas este projeto foi deixado de canto. O que existe hoje no lugar, que deveria estar lotado de passageiros diariamente, é apenas uma "plataforma de embarque fantasma", que é utilizada como depósito.
Na Estação Paraíso, hoje, deveria existir a Ramal Moema. O projeto inicial visava ligar a Linha 1-Azul e 2-Verde até moema, com os trilhos passando paralelos à Avenida 23 de Maio. Cerca de 200 metros do ramal já haviam sido construídos, mas o que se vê hoje é apenas um túnel fantasma.
Durante o governo Paulo Maluf foram erguidas 3 plataformas da Estação República. Porém, elas foram "esquecidas" em 1938, se tornando "estações fantasmas" até o ano de 2004, quando foram demolidas, dando lugar a, hoje, Estação da Linha 4-Amarela.
Continua depois da publicidade
E você, conhece mais alguma "estação fantasma" do Metrô de SP?
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade