Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Jabulani, a bola que foi criticada por ser 'redonda demais', na Copa do Mundo de 2010 | Fotoarena/Folhapress
Prepare-se para um fato que pode te surpreender: você sabia que a bola de futebol não é redonda? Sim, é isso mesmo que você leu.
Continua depois da publicidade
Um dos principais fatores dessa mudança foi recente: a jabulani, a bola que foi criticada por ser "redonda demais".
Além da jabulani, a bola do Paulistão 2025 foi criticada por Neymar Jr., Hugo Souza e André Ramalho, que reclamaram sobre o fato dela "quicar" mais que o normal.
Para a Copa do Mundo 2010, durante a Copa do Mundo na África do Sul, a Adidas fabricou uma bola especial que acabou sofrendo uma enxurrada de críticas: a imortal Jabulani.
Continua depois da publicidade
Diversos atletas relataram publicamente sua desaprovação pelo objeto, alegando que ela pingava muito e fazia movimentos irregulares e imprevisíveis. Ela chegou a ser conhecida como "o terror dos goleiros".
Segundo informações do jornal Mail & Guardian, um grupo de cientistas descobriu qual é o problema da Jabulani. O problema seria que ela era "redonda demais", o que a impedia de seguir em linha reta.
Além disso, todas as costuras da bola era internas, tirando qualquer detalhe ou relevo do produto final.
Continua depois da publicidade
De acordo com o estudo, a Jabulani teria um tempo de contato com o pé do atleta menor que o normal. A bola então "viajava" por menos tempo e "caía" por mais tempo. Era justamente neste momento de queda que ela perdia a linha reta.
Em outras palavras, a bola corria mais rápido nos chutes, diminuindo radicalmente o tempo disponível para a possibilidade de uma defesa.
Como consequência, os jogadores perdiam o tempo da bola, gerando erros grosseiros como chutes tortos e "furadas" ao longo do Mundial, formado apenas por atletas de elite.
Continua depois da publicidade
As maiores vítimas foram os goleiros, que cansaram de levar gols de longa distância, muitas vezes cometendo os famosos "frangos".
Em sua defesa, a Adidas, criadora da Jabulani, chamou o objeto de revolucionário com novas tecnologias de "aderência e ranhura que avançam o futebol".
A ideia da fornecedora era de que a superfície permitisse um melhor controle e aderência da bola e que, devido às suas propriedades aerodinâmicas, a bola teria uma excelente estabilidade em vôo.
Continua depois da publicidade
A Adidas disse que a bola era a bola mais "precisa" e "estável" que já havia feito. Porém, após esta Copa, nenhum outro Mundial teve uma bola parecida.
Conforme explicação do Eric Berton, cientista e diretor do Instituto de Ciências do Movimento da cidade de Marselha, na França, as bolas utilizadas em qualquer esporte, desde as menores como as utilizadas no golfe e tênis, como as mais comuns como futebol, possuem algumas irregularidades.
Isso ocorre justamente para que seus movimentos sejam padronizadas e mais fáceis de serem controlados.
Continua depois da publicidade
A Jabulani, por exemplo, seria uma esfera perfeita, o que a impedia de seguir em linha reta.
As bolas passam por testes rigorosos, como absorção de água, deformação e comportamento após o chute, alguns dos itens testados com auxílio da tecnologia.
O formato da bola de futebol é um icosaedro truncado, um sólido geométrico que é semelhante a uma esfera quando cheio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade