Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Vila esteve 12 anos fechada e receberá visita técnica para aperfeiçoamento do turismo | Denise Calazans/PMB
Abrigando uma das usinas hidrelétricas mais antigas do país, a Vila de Itatinga, em Bertioga, completou 114 anos de fundação na última quinta-feira (10).
Continua depois da publicidade
Reaberto para visitação em julho deste ano, após permanecer 12 anos fechado, o local receberá uma visita técnica para estudo e aperfeiçoamento do turismo.
A decisão de reabrir o local vem de uma parceria entre a Prefeitura de Bertioga e a Autoridade Portuária de Santos (APS).
A empresa responsável pela visita, a Turiá, fará um estudo de capacidade de carga turística, com o intuito de identificar o número máximo de visitantes na área, sem que ocorram danos ao ambiente natural, à infraestrutura e ao patrimônio histórico-cultural existentes.
Continua depois da publicidade
Para conseguir ir até a Vila, deve realizar uma travessia de barco pelo Rio Itapanhaú, seguindo por 7,5 quilômetros de trilhos pelo histórico bondinho, tendo como vista os paredões verdes da Serra do Mar. Também podem ser visitados no local o campo do Itantiga Atlético Clube e a igreja de Nossa Senhora da Conceição.
As visitas são monitoradas por guias cadastrados na secretaria municipal de Turismo e Cultura, aos sábados e domingos.
Os agendamentos para a visitação são direto com as associações de turismo da cidade. Associação Bertioguense de Ecoturismo: (13) 99728-9614, ou a Associação dos Monitores Locais de Bertioga: (13) 99693-7598.
Continua depois da publicidade
Itatinga é uma típica vila inglesa construída no início do século XX e até hoje mantém as antigas estruturas utilizadas como farmácia, padaria, escola e cerca de 70 moradias, que foram residência das pessoas construíram e operaram a usina inaugurada em 1910 e que até hoje abastece em média 30% o Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina.
*Com informações de Gabriel Fernandes/Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade