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Veja os itens mais bizarros no achados e perdidos dos trens de SP

Mais de 28 mil itens foram encaminhados para a central da concessionárias de linhas do Metrô e da CPTM de SP em 2023, um salto de 9,12%

Leonardo Sandre

15/03/2025 às 07:14

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(ilustração) A ViaMobilidade registrou 28.544 itens encaminhados para a central de Achados e Perdidos no ano de 2023

(ilustração) A ViaMobilidade registrou 28.544 itens encaminhados para a central de Achados e Perdidos no ano de 2023 | Freepik

A ViaMobilidade registrou 28.544 itens encaminhados para a central de Achados e Perdidos no ano de 2023. A concessionária é a responsável pelas operações das linhas 5-Lilás de metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos.

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Em 2022, a concessionária contabilizou 26.156 pertences nas três linhas, número que representa um salto de 9,12% de bens perdidos nas dependências dos trens e estações. As informações apontam que, mesmo com todos os esforços, somente 8% dos produtos são recuperados.

Os itens mais comuns esquecidos

Os objetos mais perdidos pelos passageiros costumam ser roupas, carteiras, documentos, cartões bancários e de transporte. 

Produtos inusitados

Além de itens considerados mais "simples" de se esquecer, há também objetos mais inusitados. Entre eles estão produtos como air fryer, banjo, dentadura, escada, carrinho de rolimã, tábua de passar roupa, carrinho de bebê, moto elétrica, barraca de acampamento, panela, painel de placa solar, enxada, ventilador, entre outros.

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Por quanto tempo os objetos ficam no Achados e Perdidos?

Os objetos ficam até 90 dias nas centrais de Achados e Perdidos e, caso não sejam recuperados, os itens em bom estado são doados para ONGs, enquanto documentos e cartões são desfragmentados.

Itens recuperados

De acordo com a concessionária, 2.258 bens foram buscados pelos proprietários, durante o ano passado, nos setores de Achados e Perdidos nas estações Osasco, das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, e Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás, local que armazena os bens, à espera de seus donos.

A ViaMobilidade comunica em painéis informativos, nas estações e trens, o funcionamento do serviço, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados, em ambos os locais.

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Embora seja baixo o percentual de pertences recuperados pelos proprietários, houve um aumento de 4,68% em comparação a 2022, quando 2.157 retornaram à posse de seus donos.

Itens por linhas

Confira a quantidade de itens que voltaram para seus donos ou foram doados.

Linha 5-Lilás

A linha que liga Capão Redondo a Chácara Klabin por meio de 17 estações na Capital, a Linha 5-Lilás de metrô teve queda de itens destinados à Central de Achados e Perdidos, localizado na Estação Adolfo Pinheiro. O número de 9.805 em 2022, caiu para 9.327 objetos no ano passado, redução de 4.87%. Em 2023, 1.309 itens foram buscados por seus donos, o que representa 14% dos produtos recolhidos.

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Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Com trilhos que conectam seis municípios, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos totalizaram 19.217 bens designados à Central de Achados e Perdidos em 2023. Desse total, apenas 949 foram recolhidos pelos seus proprietários. Os passageiros são informados do serviço diariamente por meio dos painéis dos trens, além do apoio das redes sociais. 

Endereços das centrais de Achados e Perdidos

Na Linha 5-Lilás, a Central de Achados e Perdidos fica na Estação Adolfo Pinheiro, no endereço Avenida Adolfo Pinheiro, 301.

Já os passageiros que esqueceram seus pertences nos trens ou estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda podem retirá-los na Estação Osasco, que tem acesso pela Praça Antônio Menck, s/nº (Centro) ou pela Rua Erasmo Braga, s/nº (bairro Bonfim).

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