Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A modelo Hannah mostra consequências assustadoras de se dormir mal. | Imagem: divulgação Bensons for Beds
Uma pesquisadora britânica especialista em sono criou, em computador, um modelo 3D de como os humanos estarão em 2025, se continuarmos dormindo apenas 6 horas por dia.
Continua depois da publicidade
A representação, criada por Sophie Bostock, teve como base 19 estudos sobre os perigos da falta de sono. Ela nos chama a atenção para os efeitos da insônia crônica, e de passarmos nossas horas noturnas mexendo no celular ou outras telas.
O modelo 3D foi nomeado Hannah. Ela é uma mulher britânica de 45 anos com diversos problemas estéticos e de saúde causados pela falta de sono. Entre os sintomas estéticos estão os olhos com olheiras e bolsas, cabelo ralo e rugas espalhadas por todo o corpo.
A aparência, que se assemelha a de uma pessoa mais velha, acima de 60 anos, esconde problemas mais graves por baixo da pele. A falta de sono traz prejuízos no hipocampo, zona do cérebro responsável por nossas memórias.
Continua depois da publicidade
Como é durante o sono que o subconsciente opera melhor nosso armazenamento de recordações, Hannah possui fortes dificuldades em memorizar pequenas informações a curto prazo. Ela também tem dificuldades em rememorar eventos a longo prazo.
A pele de Hannah também sofre, e muito, com a falta de sono. É durante o repouso que nosso corpo produz colágeno, a proteína responsável por deixar nossa pele macia e livre de manchas.
Como é uma proteína, o colágeno ingerido em suplementos e pílulas é quebrado pelo corpo para construir outras proteínas essenciais. Ou seja: é difícil de repor, você precisa dormir.
Continua depois da publicidade
Noites em claro também fazem nosso corpo liberar o cortisol, “hormônio do estresse”. Esse mensageiro químico está relacionado ao agravamento de problemas de pele, bem como o surgimento de acnes e de rugas, processo chamado de envelhecimento precoce.
Dormir mal também causa problemas de circulação, relacionados a uma gama imensa de sintomas. Um deles é a queda de cabelo, pois, como o sangue circula pior no couro cabeludo, os folículos capilares ficam sem os nutrientes fundamentais para manter o crescimento do cabelo.
Além de calvície, Hannah apresenta problemas graves no coração. Estudos mostram que a falta de sono está relacionada a diversas condições que baixam a expectativa de vida, como obesidade e insuficiência cardíaca.
Continua depois da publicidade
Os sintomas cardíacos, causados pela falta de sono, levam o corpo de Hannah a inchar, principalmente nas extremidades: tornozelos, joelhos e ao redor das pernas. Sem as horas essenciais de sono, o corpo também tem dificuldade de extrair sódio, causando mais inchaço.
Outro fator que não ajuda na silhueta de Hannah é que os hormônios da fome e saciação ficam malucos sem as horas essenciais de sono. A leptina, que controla o peso do corpo, diminui, enquanto a grelina, hormônio responsável pela fome, dispara.
Com tantos problemas relacionados à falta de sono, é melhor repensar sua rotina. Você não vai querer ficar como Hannah, não é?
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade