Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com graves enchentes no estado, três cidades da serra gaúcha sofreram com tremores | Andréia Copini/Prefeitura de Caxias do Sul
Com graves enchentes no estado, três cidades da serra gaúcha sofreram com tremores: Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, com tremores de magnitudes registradas entre 2,3 e 2,4, na Escala Richter.
Continua depois da publicidade
Siga a Gazeta nas redes sociais e fique bem informado!
De modo geral, o Brasil não sofre com terremotos de grandes magnitudes, contudo não está livre de que alguns casos, mesmos que mais leves, ocorram em território nacional.
O maior terremoto registrado no País ocorreu em 20 de janeiro deste ano: 6,6 graus. O serviço Geológico dos Estados Unidos informou que foi próximo a Tarauacá, no Acre, mas as coordenadas apontam para uma área isolada em Ipixuna, no Amazonas.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Começando pelos casos recentes no Rio Grande do Sul, os quatro tremores foram sentidos em três municípios na madrugada desta segunda, 13 de maio.
O primeiro dos quatro tremores na serra gaúcha foi registrado pelos sismógrafos da UnB (Universidade de Brasília) e USP (Universidade de São Paulo) às 1h48, com magnitude de 2,4 e com epicentro em Bento Gonçalves.
Continua depois da publicidade
O segundo foi notado às 2h37 com magnitude de 2,3 em Pinto Bandeira. Já o terceiro, ocorreu em Caxias do Sul às 2h58 com magnitude de 2,8. Cerca de cinco minutos depois, ainda em Caxias do Sul outro abalo com a mesma magnitude foi registrado.
O último tremor registrado em São Paulo ocorreu na noite de 29 de janeiro deste ano, na cidade de Paraibuna, localizada a cerca de 125 quilômetros da capital paulista.
Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), o tremor alcançou 2,4 graus de magnitude na escala Richter (mR) e ocorreu por volta das 22h48. O tremor também foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.
Continua depois da publicidade
Na ocasião, um dos moradores do município chegou a reportar ao Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) que o tremor “parecia uma explosão”.
Ainda de acordo com informações da Rede Sismográfica Brasileira, o penúltimo tremor de terra registrado no estado de São Paulo ocorreu no dia 19 de setembro de 2023, na cidade de Monte Azul Paulista. No ocorrido, o tremor teve magnitude de 2.2 mR.
Em 22 de abril de 2008, um terremoto de 5,2 graus foi registrado em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, sendo o maior ocorrido no Estado.
Continua depois da publicidade
Entre os registros exclusivos de São Paulo, o caso de maior magnitude registrada ocorreu em 27 de janeiro de 1922, em Mogi Guaçu, no interior do Estado, com 5,1 graus.
Um trabalho publicado por pesquisadores da USP e da Universidade Federal do ABC, documentou registros de abalos sísmicos de magnitude muito altos em São Paulo. Os tremores teriam acontecido cerca de 2,5 milhões de anos atrás e podem ter sido causados pela queda de um meteorito ou por atividade tectônica.
O estudo revela que pelo menos um grande terremoto teria ocorrido na região, alcançando uma magnitude de, ao menos, 6 graus na escala Richter – o suficiente para destruir boa parte do centro da cidade, se ocorresse nos dias de hoje.
Continua depois da publicidade
No País, quatro terremotos registrados ultrapassaram a magnitude 6 na Escala Richter.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade