Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Conheça as principais linhas atuais e futuras do metro de São Paulo | Rovena Rosa/Agência Brasil
O Metrô de São Paulo movimenta milhões de pessoas diariamente. Com várias linhas que se estendem por toda a extensão da metrópole, o Metrô desempenha um papel crucial na conectividade e na mobilidade urbana.
Continua depois da publicidade
Com isso, novos projetos de linhas estão sendo construídos, como a linha 6-laranja, a 16-violeta, a 17-ouro, a 19-Celeste, a 20-rosa, a 22-marrom e a 23-Ciano. Além dessas, há também um projeto de extensão para a linha 2-verde.
A Gazeta explorou as diferentes linhas, suas rotas, destinos e importância para os paulistanos.
A Rede metroferroviária de São Paulo compreende cerca de 371 km de trilhos em 13 linhas. Confira o mapa;
Continua depois da publicidade
Veja o que a Gazeta preparou sobre as linhas mais importantes da cidade de São Paulo;
A Linha 1 - Azul é a mais antiga do sistema de Metrô de São Paulo, inaugurada em 1974. Ela se estende desde a estação Tucuruvi, na Zona Norte, até a estação Jabaquara, na Zona Sul.
A linha passa por pontos-chave da cidade, como a estação Sé, um importante centro de transferência, e o Terminal Rodoviário do Tietê, facilitando o acesso a diversas partes da cidade e aos principais terminais de ônibus.
Continua depois da publicidade
A Linha 2 - Verde conecta a Zona Norte à Zona Sudoeste da cidade. Inaugurada em 1991, esta linha passa por bairros importantes, como o Paraíso e a Vila Madalena.
A estação Consolação é um ponto de transferência importante entre as Linhas 2 e 4, facilitando o acesso a áreas comerciais e culturais da cidade.
A Linha 3 - Vermelha é uma das linhas mais movimentadas do sistema de Metrô de São Paulo. Inaugurada em 1979, ela se estende desde a estação Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste, até a estação Corinthians-Itaquera, na Zona Leste.
Continua depois da publicidade
Esta linha é essencial para os moradores das regiões leste e oeste da cidade, conectando áreas residenciais, comerciais e de lazer.
A Linha 4 - Amarela é uma das quatro linhas privadas do Metrô de São Paulo, a empresa que cuida da manutenção desta linha é chamada ViaQuatro.
Inaugurada em 2010, ela conecta a Zona Oeste à Zona Sul da cidade, passando por importantes áreas comerciais e financeiras, como a Avenida Paulista e a região da Berrini.
Continua depois da publicidade
A Linha 4 também oferece acesso direto ao Aeroporto de Congonhas, proporcionando maior conveniência aos passageiros.
A Linha 5 - Lilás, que também faz parte de uma empresa privada chamada Via Mobilidade, é uma das linhas mais longas do Metrô de São Paulo, estendendo-se desde a estação Capão Redondo, na Zona Sul, até a estação Chácara Klabin, na Zona Sudoeste.
Inaugurada em 2002, esta linha atende áreas residenciais e comerciais importantes, como o bairro de Moema e o Shopping Interlagos, proporcionando uma conexão crucial entre diferentes partes da cidade.
Continua depois da publicidade
Mapa da linha 15-prata/ Reprodução Metro São Paulo
A Linha 15 - Prata, também conhecida como Linha Monotrilho, é uma das mais recentes adições ao sistema de metrô de São Paulo. Inaugurada em 2014, esta linha opera com trens automatizados e se estende desde a estação Vila Prudente até a estação São Mateus, na Zona Leste.
Embora ainda esteja em expansão, a Linha 15 já beneficia moradores de áreas anteriormente mal atendidas pelo transporte público.
Continua depois da publicidade
Novas linhas do metrô estão sendo projetadas e construídas para a melhoria do povo paulistano, veja os detalhes das novas linhas do metrô que hão de surgir;
Atualmente estão em curso as obras de expansão entre a estação Vila Prudente e Penha. As novas estações irão atender a Zona Leste de São Paulo e se integrarão com as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral da CPTM.
Essa integração tem potencial para transformar de forma radical na dinâmica de deslocamentos pela rede sobre trilhos. A influencia positiva mais notável é a redução da demanada nas estações centrais, já que a
Continua depois da publicidade
Linha 2-Verde propiciará uma ligação alternativa à região central.
Além disso, o Metrô trabalha com o amadurecimento de projetos básicos e executivos. Neste âmbito pode se destacar a expansão oeste da Linha 2-Verde que incluirá a estação Cerro Corá.
A Linha 6-Laranja terá 15,3 km e 15 estações quando for concluída por volta do final de 2025. A LinhaUni será responsável pela sua operação e já manifestou a intenção de ampliar o ramal, segundo o governo do estado.
Continua depois da publicidade
A Linha 6-Laranja agora se destaca como a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina. Com investimentos de R$ 18 bilhões, esta linha promete revolucionar a mobilidade na região, reduzindo o tempo de trajeto de cerca de 90 minutos de ônibus para apenas 23 minutos de metrô.
Até o momento, 6,7 km de túneis foram escavados, com nove das 15 estações já concluídas. Este mega projeto, previsto para ser entregue totalmente em abril de 2027, contará com 22 trens e espera transportar 630 mil passageiros diariamente, segundo informações do Governo do Estado de SP, divulgadas em janeiro de 2024.
A Linha 17 - Ouro é outro projeto importante de expansão do metrô em São Paulo. Operando com trens monotrilho, esta linha está atualmente em construção, apresentando um atraso de 10 anos, e está prevista para ligar o Aeroporto de Congonhas à região do Morumbi, na Zona Sul da cidade.
Continua depois da publicidade
Com aproximadamente 18 km de extensão e 18 estações planejadas, a Linha 17 irá proporcionar uma conexão direta entre o aeroporto e importantes centros comerciais e residenciais, oferecendo uma alternativa rápida e conveniente para os passageiros.
A Linha 20 - Rosa é um projeto ambicioso que visa melhorar a conectividade na região leste da cidade.
Com previsão de ligar o bairro de Mooca à região de Itaquera, esta linha irá atender áreas densamente povoadas e importantes pontos de interesse, como o estádio do Corinthians.
Embora ainda em fase de estudos e planejamento, a Linha 20 representa um passo significativo para a melhoria da mobilidade urbana na zona leste de São Paulo.
A Linha 23 - Limão é um projeto de expansão do metrô que visa atender a crescente demanda de transporte público na região Norte da cidade.
Com previsão de ligar a Zona Norte à região de Guarulhos, esta linha proporciona uma conexão direta entre áreas residenciais e comerciais importantes, além de facilitar o acesso a outras linhas do metrô.
Embora ainda em fase inicial de estudos, a Linha 23 promete trazer benefícios significativos para os moradores da zona sul de São Paulo.
Siga as notícias da Gazeta no WhatsApp ou pelo Google Notícias
*Texto sob supervisão de Suzana Rodrigues
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade