Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O telescópio que nos aproxima do desconhecido: as incríveis capturas do James Webb. | ESA/NASA
O Telescópio Espacial James Webb — conhecido em inglês pela sigla JWST — está rondando a órbita da Terra há apenas dois anos. Apesar do pouco tempo, já criou imagens impressionantes do espaço. A seguir, destacamos as 10 mais bonitas de 2024, segundo seleção da Gazeta.
Continua depois da publicidade
O telescópio ajuda a construir imagens desde os confins mais distantes do Universo até os objetos que estão em nosso Sistema Solar.
Uma das curiosidades sobre o James Webb é que a geração de imagens não é realmente a principal função do telescópio.
Isso porque mais de 70% do tempo dele é gasto em espectroscopia. Ou seja, a atividade de obter amostras da luz dos objetos e cortá-las nas cores do "arco-íris".
Continua depois da publicidade
É por meio dessa técnica que os cientistas conseguem recuperar informações importantes sobre a química, a temperatura, a densidade e a velocidade dos alvos em estudo.
"Você poderia pensar no (telescópio James) Webb como um espectrógrafo gigante que ocasionalmente tira belas fotos", brinca Eric Smith, cientista do programa de pesquisa com o James Webb na Nasa, a agência espacial dos EUA.
Muitas imagens atribuídas ao espaço sideral são frequentemente trachadas como fotografias, quando, na verdade, não são. A informação foi concedida à Gazeta pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Segundo o professor Roberto Costa, do Departamento de Astronomia do instituto, "o James Webb opera exclusivamente na faixa do infravermelho, portanto essas imagens são convertidas digitalmente para a faixa visual para divulgação".
Portanto, as imagens são reais. No entanto, não são fotografias tiradas pelo telescópio e sim, imagens criadas a partir de dados coletados pelo equipamento.
As imagens podem ser consultadas no site oficial do James Webb.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade