Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Boa parte das vagas de campinas são para os mais diversos trabalhos em escritório. | Imagem: Freepik
Aumento da sensação de violência urbana, trânsito cada vez maior, piora da qualidade do ar. São muitos os motivos que fazem alguém querer migrar para fora da cidade de São Paulo, e entre as opções com grande mercado de trabalho está Campinas.
Continua depois da publicidade
Agradável cidade localizada a cerca de 100 km da capital paulista, Campinas abriga uma boa qualidade de vida, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado muito alto, e o 4º maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado de São Paulo.
Saiba quais são as tendências do mercado de trabalho campinenses e quais setores movimentam mais a economia da cidade — onde estão as vagas de emprego para você que pensa em migrar.
A cidade cresceu com a atividade industrial, mas a partir de 1998 as indústrias passaram a mover seus complexos para as cidades próximas na Região Metropolitana de Campinas, em busca de condições mais baratas de produção.
Continua depois da publicidade
Hoje no município, o setor de serviços concentra mais da metade dos empregos formais, com 8,6 milhões de postos em 2023, segundo dados do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
As vagas em educação, segurança pública e serviços patrimoniais e paisagísticos lideram em número. Ainda há grande número de vagas de trabalho nos serviços de alimentação, escritório, RH e transporte terrestre e atividades de tecnologia (TI, desenvolvimento de sistemas, etc.)
Logo em seguida vem o setor de comércio, com 2,9 milhões de vagas, e ainda a indústria, com 2,5 milhões. Entre as atividades industriais, lideram as montadoras de automóveis, produtos alimentícios e a indústria química.
Continua depois da publicidade
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também é responsável por boa parte da oferta de empregos da cidade.
São vagas para professores, oportunidade de pesquisa remunerada para alunos e também empregabilidade para os funcionários que mantêm a universidade funcionando.
O Seade também analisou a média salarial dos postos de trabalho na cidade de Campinas. Assim como em todo resto do país, os salários são maiores conforme a escolaridade*. Veja no gráfico a seguir a média salarial de cada etapa educacional:
Continua depois da publicidade
Já os com salários médios mais altos, segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), estão os trabalhadores da administração pública, setor aéreo e pesquisa e desenvolvimento científico.
O gráfico abaixo, do Sistema Estadual de Análise de Dados, detalha melhor o salário médio dos setores mais bem pagos da economia campineira:
*Dados de 2023
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade