Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Influenciadora Rafa Ucman diz que não se conforma com o tempo recomendado de uso máximo de um travesseiro | Reprodução/Instagram
Muitas dos acessórios que usamos para dormir têm validade certa. Com os itens da cama não é diferente. Mas poucos sabem de fato em quanto tempo se deve trocar de travesseiros.
Continua depois da publicidade
A informação sobre a validade dos nossos apoios de cabeça surpreende até os famosos.
Em uma publicação recente em seus stories, no Instagram, a influenciadora Rafa Ucman diz que ficou em incrédula ao descobrir a “regra”.
Especialistas defendem que o risco de permanecer muito tempo com um travesseiro está relacionado às doenças respiratórias.
Continua depois da publicidade
Pessoas que sofrem de asma, alergia a ácaros ou pele sensível são as que devem trocar o acessório com mais frequência.
Em entrevista à New York Magazine, os estudiosos afirmaram que não há um período ideal para troca de travesseiro para cada pessoa. Embora haja uma cerca “convenção” mundial que recomenda a ação a cada dois anos.
A imprecisão quanto ao período certo de jogar os nossos "coletores de baba" no lixo se deve ao fato de que cada pessoa tem um uso diferente e um tipo específico de travesseiro.
Continua depois da publicidade
A única resposta realmente certa sobre quando substituí-los é "depende".
A regra básica — e o que se ouve repetidamente de especialistas — é substituir seus travesseiros a cada dois anos, especialmente se você tem asma, alergia a ácaros ou pele sensível.
A influenciadora Rafa Ucman postou alguns stories em sua conta no Instagram, demonstrando estar chocada com a “validade” de dois anos dos apoiadores de cabeça.
Continua depois da publicidade
“Eu não quero acreditar nisso. Para mim é uma conspiração, uma teoria das empresas de travesseiro para vender mais”, desabafou ela com seus seguidores.
No vídeo, a influencer, conhecida por seus conteúdos engraçados, mostrou seu travesseiro preferido, com marcas de desgaste.
Ainda na gravação, ela assegurou que não trocaria seu assessório querido e que tentaria fazer de tudo para mantê-lo.
Continua depois da publicidade
Apesar de a recomendação média ser de 24 meses para troca, um travesseiro bem conservado certamente pode durar mais se ainda for firme o suficiente para que você não acorde com dores.
Não importa se já se passaram dois anos ou não, aqui estão as principais coisas a serem consideradas antes de comprar um novo travesseiro.
Acima de tudo, o cliente deve se certificar de que seu travesseiro esteja apoiando sua cabeça e pescoço. A regra é proporcionar conforto e uma boa noite de sono.
Continua depois da publicidade
Além do conforto, a principal razão para dormir com um travesseiro é manter sua cabeça e pescoço em um alinhamento neutro com sua coluna.
E como você dorme nele por horas todas as noites, seu travesseiro inevitavelmente se desgastará com o tempo.
Se você está lidando com qualquer tipo de dor no pescoço, pode ser um sinal de que seu travesseiro não está fazendo seu trabalho, especialmente se ele ficou muito plano ou comprimido após anos de uso, diz o quiroprático Jordan Duncan.
Continua depois da publicidade
Para testar o suporte do seu travesseiro, você pode tentar o que Joshua Tal, um psicólogo especializado em distúrbios do sono, chama de "teste do sapato", que foi criado pelo Michael Breus, um psicólogo clínico.
"O que você faz é dobrar seu travesseiro ao meio, colocar um sapato na parte de superior e, em seguida, soltá-lo", explica Tal à revista New York Magazine.
"Se o travesseiro dobrar de volta ao formato original e atirar o sapato para fora dele, você está bem. Se não, ele meio que perdeu a capacidade de segurar sua cabeça corretamente."
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade