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Com uma nova parceria, a Ipiranga assume a responsabilidade de reviver a marca no país. | Divulgação/Site Oficial
Uma das marcas que esteve na mente de várias gerações voltou ao Brasil. Depois de 19 anos, o posto se reestabelece ao País graças a um acordo de licenciamento entre a Chevron e a Ipiranga.
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Operando no Brasil desde 1915, a Texaco foi vendida em 2008 para o grupo Ultrapar (dono do Ipiranga) por R$ 1,16 bilhões. A aquisição adicionou cerca de 2 mil postos à rede da Ipiranga.
Porém, com uma nova parceria, a Ipiranga assume a responsabilidade de reviver a marca Texaco no país. A marca foi reinaugurada no dia 31 de outubro de 2024 na cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis.
A Texaco iniciou suas operações no Brasil em 1915, autorizada por decreto do então presidente Wenceslau Brás.
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Ao longo das décadas, acompanhou o crescimento da indústria automobilística, sendo pioneira na instalação de equipamentos de lubrificação em montadoras.
Em 2002, a Texaco se fundiu com a Chevron Corporation, tornando-se parte da ChevronTexaco Corporation, que em 2005 passou a se chamar Chevron Corporation.
Apesar das mudanças, a marca Texaco seguiu ativa no país, especialmente na rede de postos e nos segmentos de combustíveis e lubrificantes.
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Em 2017, a Chevron Brasil Lubrificantes e a Ipiranga Lubrificantes criaram a ICONIC Lubrificantes, uma joint venture que fortaleceu a presença das marcas no mercado.
Hoje, a ICONIC é uma das líderes do setor no Brasil, operando fábricas no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de um dos mais avançados centros tecnológicos da América Latina.
Com o retorno da Texaco, a competição no mercado brasileiro de combustíveis promete aumentar.
Os consumidores podem se beneficiar de preços mais competitivos e serviços aprimorados, enquanto outras marcas são incentivadas a inovar e expandir suas ofertas.
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Além disso, a Chevron continua a ter uma presença significativa no Brasil, atuando na exploração e produção de petróleo e gás, além do segmento de lubrificantes.
Esse posicionamento reforça o compromisso da empresa com o País e amplia as perspectivas de crescimento e investimento no setor.
Com a forte aliança entre Chevron e Ipiranga, espera-se que essa reentrada impulsione a competitividade, beneficie os consumidores e fortaleça a rede de postos Ipiranga.
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Nesta situação em que a empresa passa, a grande prioridade da Texaco é expandir presença no estado com a Rede Galo, parceiro autorizado da região.
“Ainda tem novas oportunidades de negócios sendo qualificadas”, explica Barbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga.
Já o segundo movimento, conforme a executiva, é expandir para grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo de 2025. Segundo informações da própria empresa, o processo no Rio está bem avançado.
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A estratégia de marketing inclui o slogan “Vem viver seu máximo”, alinhado ao conceito global da marca. A campanha de reinauguração em Palhoça, que ofereceu combustível gratuito para carros vermelhos, atraiu quase 400 veículos e distribuiu 6,7 mil litros de gasolina.
A Bullet, agência responsável pela comunicação da Texaco, desenvolve ações digitais, rádio, mídia out-of-home e experiências de marca. A longo prazo, a empresa avalia expandir sua presença nacionalmente e reforçar a conexão emocional com os consumidores.
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