Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O solstício de inverno marca o início da estação mais fria do ano | Aaron Burden/Unsplash
O inverno, tão aguardado pelos amantes do clima mais frio, se inicia com o chamado "solstício de inverno", marcado por ser o dia mais curto do ano.
Continua depois da publicidade
Nesta data, um dos hemisférios (norte ou sul) recebe os raios do Sol de forma oblíqua (ou seja, inclinada). Com isso, o hemisfério recebe menos iluminação solar e, portanto, menos calor, dando início ao tão esperado frio, uma das principais característica do inverno.
São dois hemisférios (Norte e Sul), que correspondem às duas metades do globo terrestre, dividido ao meio pela linha do Equador.
No Hemisfério Sul, onde está o Brasil, o solstício de inverno ocorre sempre no dia 20 ou 21 de junho (sendo no dia 21 no ano de 2024). Já no Hemisfério Norte, onde estão os Estados Unidos e a Europa, o solstício de inverno ocorre entre os dias 20 e 21 de dezembro.
Continua depois da publicidade
O solstício de inverno marca o dia mais curto do ano e, consequentemente, a noite mais longa, em termos de iluminação solar. Enquanto em um dos hemisférios ocorre o solstício de inverno, no outro acontece o solstício de verão, máxima incidência de radiação solar. Assim, quando é inverno no Brasil (Hemisfério Sul), é verão em países do Hemisfério Norte, e vice-versa.
O fenômeno acontece devido à combinação de dois fatores:
Graças a estes dois passos, a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios do planeta Terra, e o solstício é o ponto em que essa desigualdade atinge o seu limite.
Continua depois da publicidade
O solstício de inverno no Hemisfério Sul, onde está o Brasil, ocorre em todos os anos no dia 20 ou 21 de junho. Em 2024, será no dia 20 de junho, a partir das 17h51.
Nesse dia, a incidência solar no Hemisfério Sul fica mais baixa, já que, devido à inclinação da Terra, é o Hemisfério Norte que está voltado ao Sol.
Assim, no Brasil (e em outros países do mesmo Hemisfério), ocorre a noite mais longa e o dia mais curto do ano. O local recebe menos radiação solar, o que ocasiona quase sempre na temperatura, que acaba ficando mais baixa.
Continua depois da publicidade
Além do solstício de inverno, há o solstício de verão, que marca o início da estação mais quente do ano. Existem ainda dois Equinócios, o de outono e o de primavera, que também marcam o início destas duas outras estações.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade