Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down | Eugene Barmin / Freepik
No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para entender melhor a origem do nome da condição a Gazeta explica o significado.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Veja abaixo a explicação do nome, o que é a condição e o motivo da data ser celebrada em 21 de março.
A palavra Síndrome é pelo conjunto de características que prejudicam de algum modo o desenvolvimento do indivíduo.
Continua depois da publicidade
Down é o sobrenome do médico que descreveu esta síndrome. O nome dele era John Langdon Down.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A Síndrome de Down também é conhecida como "trissomia do 21" e as pessoas que possuem a condição são chamadas de trissômicos.
Continua depois da publicidade
Algumas vezes as pessoas se referem a Síndrome de Down como "mongolismo" e as pessoas que a apresentam de "mongolóides". Todavia, estes termos são totalmente inadequados e preconceituosos. Eles foram criados a partir de descrições incorretas realizadas no passado e devem ser evitados.
A síndrome de down é um atraso no desenvolvimento, das funções motoras do corpo e das funções mentais, o bebê é pouco ativo e com a falta de firmeza (hipotonia).
Uma forma de demonstrar apoio à comunidade da Síndrome de Down é usar meias coloridas no dia 21 de março. Vale de todos os tipos: coloridas, listradas, com bolinhas, desenhos, o que a imaginação permitir.
Continua depois da publicidade
Dentro de cada célula do corpo, estão os cromossomos (responsáveis pela cor dos olhos, altura, sexo e também por todo o funcionamento e forma de cada órgão do corpo interno, como o coração, estômago, cérebro, etc).
Cada uma das células possui 46 cromossomos, que são iguais, dois a dois. Ou seja: existem 23 pares ou duplas de cromossomos dentro de cada célula. Um desses cromossomos, chamado de nº21 é que está alterado na Síndrome de Down. A criança que possui a Síndrome de Down, tem um cromossomo 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, ao invés de ter dois. É a trissomia 21. Portanto a causa da Síndrome de Down é a trissomia do cromossomo 21. Podemos dizer que é um acidente genético. Esse erro não está no controle de ninguém.
Um bebê com síndrome de down costuma ser mais quieto, apresentar dificuldade para sugar, engolir, sustentar a cabeça e os membros.
Continua depois da publicidade
Por ser uma anomalia das próprias células, não existe meio algum de cura até o momento.
Como forma de tratamento pode-se iniciar a partir do 15º dia do nascimento programas de estimulação precoce que propiciem ao bebê seu desenvolvimento motor e intelectual.
O dia 21 de março foi escolhido como o Dia Mundial da Síndrome de Down porque a data se escreve 21/3, o que faz alusão à Trissomia do Cromossomo 21 (alteração genética causada pela presença de três cromossomos 21 nas células dos indivíduos, em vez de dois), caracterizando a síndrome.
Continua depois da publicidade
Para o dia da Síndrome de Down, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD), em colaboração com o Instituto Mauricio de Sousa, lançou o manual “Orientações e Cuidados para Familiares de Pessoas com Síndrome de Down”.
A cerimônia foi realizada em frente ao Centro de Informações à Pessoa com Deficiência na estação Tatuapé da CPTM e Metrô, na capital paulista. O material é enriquecido pela presença de personagens da Turma da Mônica e tem como figura central a personagem Tati, inspirada em Tathi Piancastelli, atriz e influenciadora digital com síndrome de Down.
O manual detalha diretrizes e informações fundamentais para famílias que acolhem um recém-nascido com síndrome de Down, promovendo a importância de um ambiente acolhedor e inclusivo ao longo da vida.
Continua depois da publicidade
Os temas abordados incluem esclarecimentos sobre a síndrome de Down, maternidade, conselhos para a amamentação, exames importantes, intervenção precoce, vacinação, cuidados com a saúde, educação, linguagem apropriada, direitos e luta contra o preconceito.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade