Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Apenas três equipes conseguiram a proeza de serem rebaixados por sete vezes, entre eles o Goiás | Rosiron Rodrigues/Goiás EC
Apenas três equipes podem se orgulhar de nunca terem sido rebaixadas da Série A do Campeonato Brasileiro. São elas: Cuiabá, Flamengo e São Paulo.
Continua depois da publicidade
Para o futebol paulista, o Brasileirão de 2024 passa por dois destaques. Um deles é a ausência do Santos, que disputa a Série B neste ano após a primeira queda em toda a sua história.
Outro fator que chama a atenção é a luta do Corinthians para fugir do Z-4, o que ocasionaria o segundo rebaixamento em sua história.
O Palmeiras amarga duas quedas e os líderes do quesito já passaram pelo descenso sete vezes. Ou seja, o Corinthians busca evitar igualar a marca negativa do maior rival, o alviverde paulista.
Continua depois da publicidade
Veja a tabela abaixo dos clubes rebaixados.
Apenas três equipes conseguiram a proeza de serem rebaixados por sete vezes, sendo os clubes com mais rebaixamentos na história.
Uma dupla de clubes nordestinos dividem o histórico de seis rebaixamentos cada.
Continua depois da publicidade
Avaí e Santa Cruz atingiram a marca de cinco rebaixamentos. O Avaí marcou esse registro em um período de apenas 11 anos.
Com quatro rebaixamentos, há três equipes. O destaque fica para o Vasco da Gama, grande clube do Rio de Janeiro.
Já entre os clubes que caíram três vezes, o número sobe consideravelmente. Ao todo, 16 equipes passaram pela situação.
Continua depois da publicidade
Um total de 10 equipes já foram rebaixadas em duas ocasiões. Confira quais são:
A posição de quase invictas, que considera os clubles foram rebaixados apenas uma vez, abrange 25 equipes. O último a se juntar a lista foi o Santos. rebaixado pela primeira vez em 2023.
*Nos campeonatos de 1982 e 1983, os times eliminados na primeira fase ou na fase de repescagem do Campeonato Brasileiro eram rebaixados para a Taça de Prata e, na mesma temporada, jogavam as fases finais da Série B.
Continua depois da publicidade
**No ano de 1996, Fluminense e Bragantino foram rebaixados. Todavia, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anulou o descenso após denúncias de um esquema de suborno envolvendo o então presidente da Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol da época.
***Em 1999, Botafogo-SP, Gama-DF, Juventude e Paraná foram rebaixados em campo. O time do Distrito Federal entrou na justiça devido ao São Paulo ter escalado um jogador irregular - o famoso “caso Sandro Hiroshi” - e, com isso, conseguiu anular o rebaixamento. Isso fez inclusive com que a CBF perdesse o direito de organizar o torneio em 2000, dando origem à Copa João Havelange.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade