A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 26 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Será que ele volta? Relembre primeira passagem do Papa Francisco pelo Brasil

A primeira viagem internacional do papa foi para Rio de Janeiro e São Paulo

Jenny Perossi

26/02/2025 às 18:16

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O Papa Francisco foi recebido pela então presidenta Dilma Rousseff

O Papa Francisco foi recebido pela então presidenta Dilma Rousseff | Palácio do Planalto/Wikimedia Commons

Em 2025 o papa Francisco completa 12 anos de papado. Durante o período, o pontífice fez diversas viagens ao redor do mundo para espalhar a palavra da fé e distribuir bençãos aos fieis. Mas você sabia que a primeira viagem internacional oficial do Papa Francisco foi para o Brasil?

Continua depois da publicidade

No momento de oração pela melhora de saúde do pontífice, relembre sua marcante passagem de uma semana pelo Brasil, em 2013, apenas 4 meses depois de sua nomeação a líder mundial no catolicismo.

Aparecida

Todas as viagens oficiais do papa são registradas e estão disponíveis no site oficial da Santa Sé. Em 2013, no ano de sua posse, Francisco fez quatro viagens apostólicas. Três delas foram para localizações na Itália, e apenas uma foi internacional: para o Brasil.

Francisco veio à terras brasileiras para a Jornada Mundial da Juventude, evento que busca aproximar jovens fiéis por todo mundo e ensinar mais sobre a fé e a doutrina católica.

Continua depois da publicidade

Em sua 28ª edição, a Jornada ocorreu no Rio de Janeiro, e o papa desembarcou por aqui dia 22 de julho, sendo recebido por Dilma Rousseff no aeroporto de Galeão.

Após a cerimônia de boas-vindas, que aconteceu no Palácio da Guanabara, o pontífice veio a São Paulo, para visitar o Santuário Nacional de Aparecida, que é uma das quatro maiores basílicas do mundo.

Na ocasião, dia 24 de junho, o papa rezou a missa, consagrou a imagem de Nossa Senhora de Aparecida e prometeu voltar em 2017.

Continua depois da publicidade

“Quero pedir-lhes um favor, um jeitinho… Rezem por mim; rezem por mim, preciso! Que Deus lhes abençoe. Que Nossa Senhora Aparecida lhes proteja. Adeus até quando eu voltar, em 2017!, declarou em discurso para os fiéis na sacada da basílica.

Rio 2013

No mesmo dia que rezou a missa em Aparecida, Francisco já voltou ao Rio de Janeiro para visitar o hospital Hospital São Francisco na Providência de Deus e distribuir bênçãos aos fiéis.

Depois da visita, o papa se encontrou com seguidores italianos e argentinos, que também vieram ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.

Continua depois da publicidade

Durante a semana que passou no Brasil, Francisco realizou diversas orações e encantou inúmeros seguidores, além de se reunir com líderes políticos e religiosos.

Um dos pontos altos da viagem foi a encenação da Via Sacra, que aconteceu durante a noite de 26 de julho em Copacabana. Francisco ensinou sobre a importância da imagem da cruz e da força da fé em Cristo.

“Queridos irmãos, ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida [..] Finalmente, o que esta Cruz ensina para a nossa vida?”

Continua depois da publicidade

Em 28 de junho de 2013 o pontífice realizou uma cerimônia de despedida e embarcou num avião no aeroporto Internacional do Galeão, para retornar a Santa Sé, em Roma.

“O Papa vai embora e lhes diz 'até breve', um 'até breve' com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe!”

O Papa Francisco foi recebido pela então presidenta Dilma Rousseff (Imagem: Palácio do Planalto/Wikimedia Commons)
O Papa Francisco foi recebido pela então presidenta Dilma Rousseff (Imagem: Palácio do Planalto/Wikimedia Commons)
Papa discursa para 28ª Jornada Mundial da Juventude (Imagem: Tania Rego/Agência Brasil)
Papa discursa para 28ª Jornada Mundial da Juventude (Imagem: Tania Rego/Agência Brasil)
Papa desfila em papamóvel no Santuário Nacional de Aparecida (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Papa desfila em papamóvel no Santuário Nacional de Aparecida (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Encenação da Via Sacra na praia de Copacabana (Imagem: Reprodução Youtube)
Encenação da Via Sacra na praia de Copacabana (Imagem: Reprodução Youtube)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados