Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Superlua ocorre quando a Lua se encontra, de forma simultânea, em fase de Lua Cheia e mais próxima da Terra | Paulo Pinto/Agência Brasil
O evento da superlua impressiona a quem assiste e já agraciou brasileiros algumas vezes. O fenômeno ocorre quando a Lua se encontra, de forma simultânea, em fase de Lua Cheia e mais próxima da Terra.
Continua depois da publicidade
O momento dá a impressão de que a Lua fica maior e mais brilhante, ocorre de três a quatro vezes no ano, em média, e fica visível para boa parte do mundo.
Embora o termo “superlua” tenha se popularizado, não tem origem científica.
Segundo a astrônoma do Observatório Nacional (ON/MCTI), Josina Nascimento, a expressão surgiu em 1979 com definição do astrólogo Richard Nolle e se refere a uma lua cheia ou nova que ocorre quando o satélite está no perigeu (veja mais abaixo o que significa) ou até 90% próximo dele.
Continua depois da publicidade
Não há, contudo, uma explicação definitiva capaz de justificar a escolha desse percentual em específico, o que acaba por gerar divergências entre as instituições astronômicas sobre os critérios que definem uma superlua.
Josina explicou que embora o fenômeno ocorra, em média, de três a quatro vezes por ano, a superlua pode ocorrer de uma a seis vezes a cada 12 meses.
A especialista ressaltou que a órbita lunar é elíptica, o que faz com que a distância entre a Terra e a Lua varie.
Continua depois da publicidade
Nos dias em que ocorre este fenômeno, a Lua parece maior do que o habitual, não apenas devido à ocorrência desta condição, mas também porque, estando próxima do horizonte, vê-se mais ampliada, o que é apenas uma ilusão de óptica.
A diretora do Planetário Municipal do Carmo, Mirian Castejon Molina, comentou sobre esse fenômeno.
"A Lua, além de estar em sua fase cheia, estará mais próxima da Terra. Isso porque a órbita que a Lua faz ao redor do nosso planeta não é perfeitamente circular e, por isso, têm momentos em que ela está mais próxima ou mais distante de nós."
Continua depois da publicidade
A diretora ressaltou que ao contrário do que o próprio nome sugere, a lua não fica tão grande, mas, sim, levemente maior em relação ao tamanho que estamos acostumados a ver.
“Em maio [de 2025], o fenômeno ocorrerá novamente, em conjunto com um eclipse total da superlua que será registrado em 26 de maio, visível em apenas alguns lugares da terra”.
A maior superlua de 2024 ocorreu no dia 17 de outubro, por volta das 23h34, a aproximadamente 357,3 mil quilômetros de distância da Terra.
Continua depois da publicidade
O ponto na órbita onde a Lua está na posição mais próxima é chamado de perigeu.
A superlua só ocorre quando o astro se encontra no perigeu, ou seja, no ponto mais próximo da Terra, aproximadamente há 363,3 mil km de distância.
Já no apogeu, ponto mais distante da Terra, a Lua fica aproximadamente há 405,5 mil km de distância.
Continua depois da publicidade
A Lua cheia ocorre quando o Sol e a Lua ficam alinhados em lados opostos da Terra, permitindo que toda a face visível do satélite seja iluminada.
Para os especialistas, este fenômeno fica mais notável no momento em que a Lua surge no horizonte, ao anoitecer, e permanece visível durante toda a noite até o amanhecer.
Josina destacou que todos os eventos de Lua cheia ocorrem da mesma maneira.
Continua depois da publicidade
“Elas surgem no horizonte a leste quando o Sol se põe a oeste e desaparecem no oeste ao nascer do Sol no leste. Isso permite que a Lua seja visível durante toda a noite”, esclarece.
Outro fenômeno conhecido envolvendo a Lua é o eclipse, existindo o lunar e o solar.
O eclipse lunar ocorre quando a Terra se posiciona entre a Lua e o Sol, projetando a sua sombra na superfície lunar.
Continua depois da publicidade
Já o eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que a Lua acaba ocasionando uma sombra sobre a Terra. Este fenômeno ocorreu em abril de 2024, e pode ser visto do México, Estados Unidos e Canadá.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade