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Pedágio mais caro do território brasileiro fica no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Uma das principais preocupações dos motoristas que desejam viajar ou se locomover por estradas e rodovias em uma longa distância é o preço do pedágio que terá que ser pago para chegar ao seu destino.
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Além dos gastos com combustível, mantimentos, entre outros fatores, o dinheiro reservado para o pedágio é necessário em um planejamento de viagem.
E, para a tristeza dos paulistas, o pedágio mais caro do Brasil fica em São Paulo. Saiba abaixo os valores e a causa do preço ser mais elevado.
O pedágio mais caro do território brasileiro fica no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), responsável pela ligação da região metropolitana e da capital paulista até a Baixada Santista. O pedágio passou por dois aumentos no período de menos de 18 meses.
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Até o primeiro semestre de 2023, o valor era de R$ 33,80. Em julho de 2023, o valor foi reajustado em R$ 1,50, indo para a casa de R$35,30.
Um ano depois, em 1º de julho de 2024, um novo aumento: R$ 1,50. O valor do pedágio mais caro do Brasil é de, atualmente, R$ 36,80.
A concessionária explicou ter considerado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o aumento. O valor é válido para veículo de dois eixos, ou seja, os considerados de passeio.
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A implementação do novo sistema de cobranças, batizado de free flow, deixou o tema pedágio em alta nos últimos meses.
Até 2022, inclusive, 15% dos veículos que passavam pelo pedágio, pagavam pelo método de aproximação.
No preço determinado para o pedágio está embutido gastos com a via e até mesmo a quantidade de tráfego. Veja abaixo o motivo desse valor.
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O Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) é um dos mais movimentados do Brasil, com cerca de 300 mil veículos por dia, com aumento em datas de feriados, segundo dados da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
A administração do sistema é feita por uma empresa privada (Ecovias), que visa recuperar os investimentos realizados na construção e manutenção das rodovias.
O sistema possui infraestruturas que demandam altos custos de manutenção, como túneis, viadutos e sistemas de segurança, que são ajudados a se manter graças ao dinheiro do pedágio.
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Uma alternativa ao SAI é a Rodovia dos Tamoios. Com um trajeto mais longo, que faz o motorista levar mais tempo para chegar o seu destino, a rodovia é uma saída para quem deseja economizar no pedágio, visto que é um trajeto gratuito.
Há ainda a opção de ida por transportes públicos, porém também com o tempo de jornada sendo bem maior. Empresas de ônibus oferecem linhas que fazem o trajeto de São Paulo a Santos, com tarifas que tendem a ser sempre mais acessíveis que o pedágio.
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