Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Se você nunca ouviu falar, a cratera está situada na Região de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo | Reprodução
A cidade de São Paulo já foi atingida por um meteorito e, na cratera aberta pelo corpo celeste, milhares de anos depois, surgiu um bairro: Vargem Grande. O principal fenômeno geológico da cidade foi descoberto na década de 1960 pelos professores Rudolph Kollert, Alfredo Björnberg e André Davino, da Universidade de São Paulo (USP).
Continua depois da publicidade
Se você nunca ouviu falar, a cratera está situada na Região de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo. A estimativa é de que o meteorito tinha 200 metros de largura quando caiu por aqui.
O impacto com a região ocorreu em um intervalo de tempo estimado entre 36 milhões e 5 milhões de anos atrás. A cratera resultante tem 3,6 km de largura, com aproximadamente 300 metros de profundidade e uma borda elevada de 120 metros.
A primeira menção na literatura científica foi registrada em 1961, com a publicação no Boletim da Sociedade Brasileira de Geologia, no artigo “Estudos preliminares de uma depressão circular na região de Colônia: Santo Amaro, São Paulo”, dos professores da USP já mencionados acima.
Continua depois da publicidade
Desde 2017, investigações estão sendo conduzidas para reconstruir, entre outras coisas, a evolução da Mata Atlântica, sua expansão e retração, e a formação e extinção de espécies.
Atualmente, as pesquisas são realizadas por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).
O governo municipal criou um parque para proteger a área, que havia sido bastante degradada devido a ocupações irregulares, como a que começou nos limites da cratera em 1989 e deu origem ao bairro de Vargem Grande, com cerca de 40 mil habitantes.
Continua depois da publicidade
O Parque Natural Municipal (PNM) Cratera de Colônia foi instituído em 11 de junho de 2007 pelo Decreto Municipal nº 48.423.
No país, existem apenas cinco dessas estruturas, e cerca de 70 em todo o mundo. No entanto, a cratera de Colônia é a mais próxima de um ambiente urbano (encontra-se a 35 km do centro da cidade). É um patrimônio natural tombado pelo Condephaat.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade