Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O São Paulo Futebol Clube, é um dos dois únicos clubes grandes a se orgulhar de nunca ter sido rebaixado, ao lado do Flamengo | Reprodução/Instagram/SaoPauloFC
O São Paulo Futebol Clube é um dos dois únicos clubes grandes a se orgulhar de nunca ter sido rebaixado, ao lado do Flamengo. Porém, existe uma história, até hoje citada por rivais, de que o time teria sido rebaixado no Campeonato Paulista de 1990.
Continua depois da publicidade
Afinal, de onde surgiu essa história? O clube foi mesmo rebaixado? A Gazeta te explica toda a polêmica abaixo.
O Campeonato paulista contou com três fases, fora repescagem e final. Veja o que aconteceu em cada etapa.
Continua depois da publicidade
A Primeira Fase do torneio foi disputada entre 24 clubes, que foram divididos em dois grupos de 12. Cada equipe enfrentava os adversários do outro grupo, em turno único. Após isso, teve início a Segunda Fase.
Nesta etapa do torneio, a pontuação da fase anterior foi mantida, mas agora as equipes se enfrentariam dentro do próprio grupo, somando assim 12 jogos na primeira fase mais 11 jogos da segunda, 23 jogos no total.
Avançaram para a terceira fase da competição as 12 melhores campanhas, sendo sete do Grupo 1 e cinco do Grupo 2. O São Paulo, porém, bateu na trave, e teve a 13ª melhor campanha, não avançando para a fase final do torneio e indo para a Repescagem.
Continua depois da publicidade
Os 12 times que não se classificaram para a Terceira Fase disputaram a chamada "Repescagem". Foram dois grupos de seis times, com jogos em turno e returno, e somente o líder de cada um dos grupos avançaria para a próxima fase.
O São Paulo acabou na vice-liderança, sendo eliminado do torneio, enquanto o Botafogo-SP, líder de seu grupo, avançou.
Avançaram para a terceira fase da competição as 12 melhores campanhas, sendo sete do Grupo 1 e cinco do Grupo 2, além dos dois vencedores da repescagem. Foram então divididas as 14 equipes em dois grupos de sete, com jogos de turno e returno. Apenas os líderes avançaram para a final.
Continua depois da publicidade
Bragantino e Novorizontino lideraram seus grupos e fizeram a final do torneio, em jogos de ida e volta. Após empate em ambos os jogos, o time de Bragança Paulista foi campeão, já que possuía a melhor campanha.
De acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol, quem organizou o campeonato, ninguém foi rebaixado. O regulamento já estava previsto antes do torneio se iniciar, e, assim como foi em 1989, não havia rebaixamento para nenhum dos participantes. A ideia era inchar o campeonato de 1991, com mais times participantes para aquela edição.
Continua depois da publicidade
Parágrafo 1º - "Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990."
Continua depois da publicidade
Parágrafo 2º - "No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano, haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especial de Futebol Profissional."
Seguindo o regulamento oficial imposto pela organização do evento, portanto, o São Paulo não foi rebaixado. Não apenas o Tricolor Paulista, como nenhuma outra equipe participante foi rebaixada naquela edição e nem da edição anterior. Afinal, neste caso, mais nove equipes teriam que ser rebaixadas, algo que nunca aconteceu em um torneio de grande porte. Portanto, de acordo com o regulamento, não houve nenhuma queda, apenas eliminação.
Continua depois da publicidade
Em postagem de 2021, nos Stories do Instagram, a conta oficial da Federação Paulista fez questão de reiterar a afirmação de que o São Paulo não caiu no Paulistão.
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), responsável pela parte legal do torneio, também compartilha do mesmo veredicto: a não queda do time do Morumbi.
A FPF e o TJD, entidades responsáveis pela organização do campeonato, confirmaram que o São Paulo não foi rebaixado em 1990. A FPF, em nota oficial, esclareceu que "o São Paulo Futebol Clube não foi rebaixado no Campeonato Paulista de Futebol de 1990".
Continua depois da publicidade
Para exemplificar com dados mais atuais, a situação do São Paulo em 1990 pode ser comparada como a do Corinthians em 2014 ou a do Santos em 2021, 2022 e 2023, quando as equipes acabaram decepcionando e não avançando para a fase final.
A polêmica surge da má interpretação do regulamento. Alguns argumentam que o São Paulo, por não ter se classificado para a fase final do torneio, é considerado rebaixado. Raí, ídolo do São Paulo como jogador, e Telê Santana, ídolo como treinador, chegaram a afirmar na época que o São Paulo teria caído, e isso serviu como alimento para o crescimento da polêmica.
Continua depois da publicidade
Uma matéria da Folha de S.Paulo, do dia seguinte a eliminação do Tricolor Paulista, cravava o suposto rebaixamento da equipe, algo que é defendido até hoje pelo autor daquela matéria. Já outros jornais, como o Estado de S.Paulo, trataram apenas como uma "eliminação".
Faça parte do grupo do Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Na edição seguinte, houve uma divisão: grupo amarelo e grupo verde.
No grupo verde, estavam todas as equipes classificadas para a fase final de 1990. Cada um dos grupos teve jogos em turno e returno apenas dentro das respectivas chaves. Ao final dos dois turnos, os cinco melhores do grupo avançaram.
Já no grupo amarelo, estavam as equipes eliminadas na fase anterior do campeonato de 1990 juntamente com Olímpia, Rio Branco, Sãocarlense e Marília, que subiram da segunda divisão de 1990. Após os confrontos de turno e returno, avançaram os três melhores do grupo, sendo um destes três o São Paulo.
A pior campanha no geral (sem distinção entre grupo verde ou amarelo) foi rebaixada, neste caso sendo o São Bento.
Na fase final, as oito equipes classificadas foram dividas em dois grupos: grupo 1 com Corinthians, Portuguesa, Internacional e Santo André, e o grupo 2 com São Paulo, Palmeiras, Guarani e Botafogo-SP.
Os líderes de cada grupo (Corinthians e São Paulo) foram para a final, e o São Paulo foi campeão. Este fato contribui com a versão da FPF que o São Paulo não caiu em 1990, visto que foi o grande campeão da edição seguinte, em 1991.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade