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Radar rodovia | Reprodução
O estado de São Paulo ganhará mais 649 radares nas rodovias operadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Entenda quais rodovias devem receber os novos equipamentos e as polêmicas levantadas por motoristas na internet.
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Mais modernos do que os modelos majoritariamente utilizados no Brasil, os radares encomendados pelo DER, em edital publicado em agosto, devem ser mais precisos.
Um dos modelos encomendados é capaz, inclusive, de determinar as dimensões do veículo. Veja alguns dos detalhes que descrevem os equipamentos, conforme o edital:
• Equipamentos eletrônicos de monitoramento de excesso de velocidade e classificação veicular, com capacidade de monitorar todas as faixas de rolamento no local onde for implantado, realizando a contagem dos veículos e leitura de placa;
• Exclusivamente para equipamentos CEC: registrar o comprimento do veículo, distância entre eixos e informar o tipo de eixo (simples, duplo ou triplo);
• Todos os dados e imagens deverão ser transmitidos, em tempo real, para um Centro de Controle que o DER/SP determinar;
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À Gazeta, o DER não confirmou que os 649 novos radares descritos no edital serão do tipo doppler, diferente do que se especulou no lançamento do edital.
Os radares doppler são mais precisos do que os modelos amplamente usados no Brasil. Eles podem aferir dados sobre os veículos a uma distância de até 50 metros.
Em vias onde os modelos tradicionais ainda operam, muitos motoristas costumam diminuir a velocidade apenas na área próxima ao radar, a fim de evita multas.
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O doppler promete acabar com essa manobra e fisgar infratores mesmo à distância. Mas esta tecnologia não foi especificamente exigida no novo edital.
Internautas reagiram mal à notícia sobre a instalação de mais radares no estado de São Paulo.
“Tecnologia para essas coisas [o Estado] tem, agora para melhorar a saúde, segurança, educação, não têm”, comentou um usuário do Instagram na publicação da página @sampaways sobre o tema.
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Em outro comentário, um internauta questionou a decisão da autarquia sobre a ampliação do sistema de fiscalização.
“Para instalar andares os governantes são bons, agora para investir em câmeras de segurança, nada”, publicou.
Confira a seguir a lista de rodovias que receberão os novos equipamentos de controle de velocidade e fiscalização de veículos:
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RODOVIA | Radares |
SP 008 | 5 |
SP 023 | 6 |
SP 029 | 5 |
SP 031 | 14 |
SP 036 | 7 |
SP 039 | 2 |
SP 042 | 1 |
SP 046 | 2 |
SP 050 | 4 |
SP 052 | 4 |
SP 055 | 40 |
SP 056 | 3 |
SP 058 | 1 |
SP 061 | 1 |
SP 062 | 5 |
SP 063 | 6 |
SP 066 | 7 |
SP 068 | 1 |
SP 073 | 2 |
SP 077 | 2 |
SP 079 | 10 |
SP 088 | 17 |
SP 091 | 1 |
SP 095 | 9 |
SP 097 | 2 |
SP 098 | 10 |
SP 102 | 2 |
SP 103 | 1 |
SP 107 | 2 |
SP 121 | 2 |
SP 122 | 2 |
SP 123 | 8 |
SP 125 | 10 |
SP 129 | 4 |
SP 131 | 1 |
SP 132 | 1 |
SP 133 | 1 |
SP 135 | 5 |
SP 139 | 4 |
SP 141 | 8 |
SP 147 | 2 |
SP 148 | 4 |
SP 151 | 2 |
SP 153 | 1 |
SP 157 | 2 |
SP 165 | 1 |
SP 171 | 3 |
SP 181 | 2 |
SP 191 | 3 |
SP 201 | 2 |
SP 207 | 5 |
SP 214 | 4 |
SP 215 | 7 |
SP 222 | 6 |
SP 225 | 10 |
SP 228 | 2 |
SP 234 | 3 |
SP 245 | 1 |
SP 249 | 5 |
SP 250 | 4 |
SP 253 | 6 |
SP 261 | 7 |
SP 264 | 5 |
SP 266 | 3 |
SP 267 | 1 |
SP 268 | 2 |
SP 270 | 27 |
SP 272 | 1 |
SP 274 | 3 |
SP 278 | 2 |
SP 281 | 1 |
SP 287 | 3 |
SP 291 | 3 |
SP 304 | 31 |
SP 305 | 2 |
SP 306 | 5 |
SP 310 | 4 |
SP 312 | 5 |
SP 315 | 1 |
SP 316 | 3 |
SP 317 | 1 |
SP 320 | 14 |
SP 321 | 7 |
SP 322 | 8 |
SP 324 | 1 |
SP 326 | 4 |
SP 331 | 5 |
SP 332 | 14 |
SP 333 | 3 |
SP 334 | 8 |
SP 338 | 2 |
SP 344 | 3 |
SP 345 | 4 |
SP 346 | 4 |
SP 349 | 1 |
SP 350 | 1 |
SP 351 | 5 |
SP 352 | 1 |
SP 354 | 8 |
SP 360 | 8 |
SP 373 | 4 |
SP 375 | 2 |
SP 377 | 1 |
SP 379 | 1 |
SP 381 | 1 |
SP 385 | 1 |
SP 413 | 2 |
SP 421 | 4 |
SP 423 | 1 |
SP 425 | 20 |
SP 457 | 8 |
SP 461 | 3 |
SP 463 | 2 |
SP 479 | 1 |
SP 483 | 2 |
SP 501 | 6 |
SP 543 | 1 |
SP 563 | 13 |
SP 595 | 2 |
SP 613 | 9 |
SPA009/010 | 1 |
SPA015/330 | 1 |
SPA017/123 | 1 |
SPA018/461 | 2 |
SPA036/036 | 1 |
SPA040/079 | 2 |
SPA044/225 | 1 |
SPA052/031 | 4 |
SPA058/031 | 1 |
SPA066/300 | 5 |
SPA074/613 | 1 |
SPA075/330 | 1 |
SPA079/613 | 2 |
SPA082/330 | 1 |
SPA085/060 | 1 |
SPA092/060 | 2 |
SPA099/060 | 1 |
SPA103/079 | 1 |
SPA109/008 | 1 |
SPA110/330 | 1 |
SPA113/008 | 1 |
SPA115/330 | 2 |
SPA119/330 | 2 |
SPA127/304 | 2 |
SPA135/065 | 2 |
SPA143/062 | 1 |
SPA149/215 | 1 |
SPA175/387 | 1 |
SPA183/387 | 1 |
SPA216/280 | 1 |
SPA291/055 | 3 |
SPA301/310 | 1 |
SPA344/055 | 1 |
SPA354/294 | 1 |
SPA372/321 | 1 |
SPA430/425 | 1 |
SPA473/310 | 1 |
SPA565/310 | 1 |
SPI172/060 | 1 |
SPI177/342 | 3 |
SPI328/326 | 1 |
SPI486/300 | 1 |
Total geral | 649 |
Quanto à ampliação do sistema de fiscalização com radares, a reportagem solicitou posicionamento do DER.
Por meio de nota, a autarquia informou que os novos equipamentos visam, sobretudo, o controle de velocidade e que a previsão de implantação é para 2025. Veja a nota na íntegra abaixo.
"Com previsão de instalação dos equipamentos no primeiro trimestre de 2025, a licitação resultará na contratação de radares que funcionarão em 649 pontos de controle de velocidade.
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Além de ampliar a área de cobertura, os novos equipamentos serão mais modernos e eficientes, capazes de fiscalizar a velocidade e fazer a contagem de veículos, com a leitura automática das placas e transmissão em tempo real para uma central do DER".
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