A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 13 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

São João: quem foi e qual a história por trás da tradição?

Tradicional festividade junina traz costumes portugueses e em celebração a um dos maiores santos da Igreja Católica

Leonardo Sandre

23/06/2024 às 09:00  atualizado em 19/07/2024 às 10:53

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
São João, um dos principais santos do catolicismo

São João, um dos principais santos do catolicismo | Reprodução

O Dia de São João é celebrado anualmente em 24 de junho e é marcado pelas tradicionais festas juninas.

Continua depois da publicidade

A data tem origem religiosa da Península Ibérica. Trazida ao Brasil junto da colonização portuguesa, elementos característicos da cultura, como comidas típicas, se tornaram símbolo também no Brasil para as celebrações do mês de junho.

Saiba abaixo mais detalhes da história da cultura e de quem foi São João.

Quem foi São João?

De acordo com a Igreja Católica, São João trata-se de João Batista. O personagem bíblico é considerado o precursor de Jesus e o último dos profetas. João Batista foi o responsável pelo anúncio da chegada de Jesus Cristo e de batizá-lo nas águas do Rio Jordão. A mãe de João, Santa Isabel, e Maria (Mãe de Jesus) seriam primas.

Continua depois da publicidade

João Batista era só seis meses mais velho que Jesus, mas foi quem pavimentou o caminho pelo qual percorreria afigura de Cristo.

São João é um dos poucos santos que possuem duas datas celebradas pela Igreja Católica: a de nascimento (24 de junho) e a de morte (29 de agosto). O mais comum é que a data escolhida seja a da morte do santo, casos de Santo Antônio, São Jorge, Santa Rita de Cássia, entre outros. Contudo, pelo fato de São João ser conhecido como "anunciador", o nascimento do santo também é motivo de festejos litúrgicos pela igreja.

Além disso, seguindo a tradição católica, João Batista sendo seis meses mais velho do que Jesus e com o Natal (e nascimento de Cristo) sendo celebrado no dia 25 de dezembro, o nascimento de São João ficou "acordado" para 24 de junho.

Continua depois da publicidade

Dia dos santos juninos

A homenagem aos santos juninos começa com Santo Antônio, o santo casamenteiro, no dia 13 de junho. Depois, o nascimento de São João é celebrado pela liturgia no dia 24; e São Pedro, no dia 29 de junho, encerra o mês de festejos acompanhados por danças, fogueiras e culinária típica.

Detalhes da festa

A fogueira de São João é uma das celebrações juninas mais tradicionaisA fogueira de São João é uma das celebrações juninas mais tradicionais/Divulgação/PMB

Com a chegada dos portugueses ao Brasil, a partir de 1500, vieram, além das tradições católicas, as festividades religiosas.

O reconhecimento de São João, principalmente na região Nordeste do Brasil, portanto, tem ligação com a colonização. Com um enraizamento da cultura portuguesa, São João ficou cada vez mais forte, principalmente no interior com o catolicismo popular.

Continua depois da publicidade

A fogueira de São João, um dos principais símbolos da festa junina, é acesa na noite do dia 23 de junho e preparada para queimar durante vários dias de festa. Conforme diz a crença católica, a mãe de João Batista teria acendido uma fogueira no alto de uma montanha para avisar Maria sobre o nascimento de João.

Já a origem da tradição junina na Europa é pagã, ou seja, contrária ao cristianismo. As celebrações homenageavam deuses da natureza e da fertilidade. 

A época da festividade teria relação com o solstício de verão, que ocorre em junho no Hemisfério Norte. Já no Brasil, com a chegada do solstício de inverno, a fogueira aquece e simboliza a união das pessoas ao seu redor.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados