Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Destaques do Santos, campeão brasileiro de 2004 | Divulgação/SantosFC
Na era dos pontos corridos, que teve início em 2003, o Santos conquistou apenas uma vez o Campeonato Brasileiro. A taça foi erguida na edição de 2004, simbolizando o 8º título do Peixe do campeonato.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
Rebaixado para a segunda divisão em 2024, a Gazeta relembra detalhes da conquista do clube de 20 anos atrás.
Diferentemente do formato atual, com 20 equipes, o Brasileirão de 2004 contou com 24 participantes na Série A, sendo os quatro últimos rebaixados.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O clube havia enfrentado uma dolorosa eliminação no estadual, sendo eliminado pelo São Caetano após perder por 4 a 0. O técnico Émerson Leão, campeão brasileiro em 2002, foi demitido após oscilações da equipe e Vanderlei Luxemburgo assumiu o time em maio.
O Peixe começou o campeonato ainda desorganizado e mal posicionado na tabela após as primeiras rodadas, chegando a flertar com a zona de rebaixamento.
Continua depois da publicidade
Porém, após Luxemburgo ajustar um novo sistema de jogo, o time embalou uma ótima sequência e passou a subir na tabela.
A liderança só foi assumida pelo clube na penúltima rodada, após bater - ironicamente - o São Caetano e ver seu rival direto, Athletico-PR, perder sua partida.
Os “Meninos da Vila” brilharam mais uma vez e encantaram o Brasil com grandes jogadas e muitos gols.
Continua depois da publicidade
No jogo que consagrou o octacampeonato do time da Vila Belmiro, o Santos foi a campo com: Mauro, Flávio, Ávalos, Leonardo e Léo; Fabinho, Preto Casagrande, Ricardinho e Elano (Marcinho); Robinho (Basílio) e Deivid (Willian). Técnico: Vanderlei Luxemburgo. O meia Renato também teve participação de destaque.
O Campeonato Brasileiro acabou, além de ter o Santos como o líder, com:
Colocação e pontos importantes de outros times paulistas:
Continua depois da publicidade
Os rebaixados foram, em ordem do 21º ao 24º: Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio.
Robinho, então promessa mundial, foi eleito o melhor jogador do campeonato, dividindo a artilharia do Peixe com o centroavante Deivid, com 22 gols cada.
O artilheiro foi Washington, do Athletico-PR (que faria sucesso também em clubes como Fluminense e São Paulo), com 34 gols.
Continua depois da publicidade
Durante uma das rodadas do torneio, em 27 de outubro, o jogo entre São Paulo e São Caetano foi palco de uma tragédia. O jogador Serginho, do São Caetano, sofreu um ataque cardíaco perto dos 60 minutos de jogo (15 minutos do segundo tempo). O jogo foi suspenso e terminou em outro dia, com vitória do São Paulo por 4 a 2.
Cerca de 40 minutos depois do ocorrido em campo, o atleta foi dado como morto no hospital.
Mais tarde, foi concluído que houve negligência por parte dos dirigentes e da comissão médica do São Caetano e o clube foi punido com a perda de vinte e quatro pontos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade