Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Brasileiros estão espalhados por todos os continentes | Imagem de freepik
Morar fora é um caminho que muitos brasileiros seguem por questões como trabalho, educação, qualidade de vida ou para fazer de volta o caminho de seus antepassados. Alguns vão para ficar apenas por um tempo, mas acabam não voltando.
Continua depois da publicidade
Independentemente do motivo, são quase cinco milhões de brasileiros vivendo no exterior, segundo estudo do Ministério das Relações Exteriores, divulgado em julho deste ano, com dados de 2023.
Há brasileiros espalhados por todos os cantos do mundo. Mas você sabe qual é o país com mais compatriotas em cada continente? Confira:
Esse é o mais fácil. Quase metade dos brasileiros que decidiram morar em outro país escolheram os Estados Unidos. Pouco mais de dois milhões de nascidos aqui vivem na terra do “Tio Sam”, número quase quatro vezes maior do que o segundo colocado desta lista.
Continua depois da publicidade
Em solo norte-americano, o primeiro lugar fica com Nova Iorque. Cerca de meio milhão de brasileiros vivem na big apple.
Cerca de 600 mil brasileiros trocaram o país natal por um de seus vizinhos continentais. Mas um deles se destaca, sendo o destino de quase 40% deles. É o Paraguai. Lá vivem 263 mil brasileiros, mais do que o dobro da Argentina, segunda colocada no continente.
Quando dividido por regiões, a liderança é da Cidade do Leste, bem na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A cidade fica do lado da paranaense Foz do Iguaçu.
Continua depois da publicidade
O continente europeu é o segundo mais procurado por brasileiros que querem morar fora do país. E é outro que não tem muito mistério quanto ao primeiro lugar. Portugal foi o destino de um terço dos compatriotas que foram morar na Europa. Mais que o dobro do Reino Unido, segundo lugar.
A região de Lisboa é onde a maioria mora. São 320 mil moradores de origem brasileira na capital, segundo o Estado.
Cerca de 63 mil nascidos no Brasil moram nos países que formam o Oriente Médio. A maior comunidade brasileira na região é a do Líbano. O país é a casa de 22 mil pessoas que nasceram aqui. A maioria mora na capital, Beirute, e seus arredores.
Continua depois da publicidade
Curiosamente, o Brasil tem a maior comunidade libanesa fora do Líbano no mundo. Uma história de imigração que tem origem no século 19.
Entre os países asiáticos, nenhum recebe mais brasileiros do que o Japão. São 210 mil brasileiros morando em terras japonesas, o que representa 92% dos nascidos no Brasil que moram na Ásia.
Aliás, o Japão é a quinta maior comunidade brasileira no exterior. A maioria, segundo o estudo, mora na região de Nagoia, a 350km da capital Tóquio.
Continua depois da publicidade
No continente africano moram cerca de 38 mil brasileiros. Destes, 25 mil são moradores de Angola, número muito acima da África do Sul e Moçambique, com 3 mil cada. Eles se concentram principalmente na região da capital Luanda.
Duas ex-colônias de Portugal, Brasil e Angola possuem ligações históricas e compartilham muito mais coisas que o idioma. A região que hoje compreende Angola e Congo era o local de origem de sete entre cada dez africanos embarcados para o Brasil durante o tráfego negreiro, segundo o livro Escravidão, do jornalista Laurentino Gomes.
O Estudo do Ministério das Ralações Exteriores aponta que 56,6 mil brasileiros moram na Oceania. Na região, a liderança absoluta é da Austrália, casa de 48 mil compatriotas que deixaram o Brasil para morar no continente. Destes, 33 mil moram em Sidney.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade